09/10/14 | 15:48
Alunos de Cmei antecipam comemoração do Dia das Crianças em visita à Arena da Amazônia

O dia das crianças será comemorado no próximo domingo, 12, mas cerca de 200 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Ana Rosa Gattorno receberam presente antecipado, na manhã desta quinta-feira, 9. As crianças, de 4 a e 5 anos, da unidade fizeram uma visita à Arena da Amazônia, na zona centro-oeste de Manaus.

Todos uniformizados com camisa e boné da escola, os pequenos fizeram um piquenique no hall do estádio. Em seguida, guiados por instrutores da Fundação Vila Olímpica (FVO), conheceram toda a estrutura da praça esportiva.

“Eu achei muito bonito. Já tinha visto pela televisão, mas aqui é maior do que na TV”, disse Sophia Sanchez, de 5 anos.

A ideia de visitar a Arena da Amazônia, segundo a pedagoga do Cmei, Carla Nunes, surgiu pelo fato de que a maioria dos alunos não tiveram oportunidade de ir ao estádio nos jogos da Copa do Mundo. Ela explica, também, que o passeio faz parte das ações da semana da criança, que está sendo celebrada no Madre Ana Rosa Gattorno desde segunda-feira.

“Na nossa festa junina juntamos verba para proporcionar uma semana da criança bem diferente do cotidiano da escola. Desde segunda-feira, estamos fazendo atividades diferentes como banho de piscina. A culminância será nesta sexta-feira, 10, com uma festa na escola. Durante os festejos, sempre fazemos um passeio. Já fomos ao Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), no Bosque da Ciência e este ano, tivemos a oportunidade de vir aqui na Arena. É importante porque durante a Copa do Mundo eles não puderam vim aqui por questões financeiras mesmo. Então, como esse evento foi tão falado e celebrado, resolvemos oportunizar esse momento para eles”, explicou.

Concentradas, as crianças ouviam atentamente as explicações dos guias da Arena sobre as cores das cadeiras, o formato de cesta do estádio. O aluno Felipe Siqueira, de 6 anos, disse que queria poder jogar bola com os “coleguinhas” no campo da Arena da Amazônia. “Eu achei muito bonito. Se tivesse uma bola aqui eu queria brincar com meus colegas, mas a professora disse que não pode pisar na grama”, disse.

Ao final do passeio, os alunos puderam tirar foto à beira do gramado do estádio. O aluno, Cauã Machado, de 5 anos, disse que gostou da oportunidade, porque gosta muito de futebol. Durante a visita, ele mostrou ser conhecedor das regras do esporte e explicava para os amigos o significado da bandeira de escanteio, da rede do gol, as cores escuras e claras no gramado. “Em frente a bandeirinha o jogador coloca a bola para bater o escanteio e a rede é para o jogador marcar o gol”, falava.

A dona de casa Darlene de Freitas foi acompanhar o filho Gabriel, 5, na visita à Arena da Amazônia. Segundo ela, o menino passou a semana inteira lembrando que na quinta-feira iria visitar o estádio e confessa que não estava muito empolgada em acompanhar a criança, mas que gostou muito da visita.

“Não sou muito fã de futebol. Vim acompanhar meu filho que é viciado no Flamengo, mas confesso que gostei bastante. Não sabia que era tão bonito. Foi um presente para ele e para mim também”, afirmou.

TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS:Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054