29/09/14 | 17:12
Alunos de 65 escolas da rede municipal passam pela avaliação Hábile

Os alunos das 65 escolas de 6º ao 9º ano da rede municipal passaram pela avaliação Hábile, da Editora Positivo, nesta segunda-feira, 29.Pela avaliação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio da Positivo, verifica e monitora os processos educativos para garantir a qualidade da aprendizagem e da gestão escolar.

De acordo com a coordenadora pedagógica da editora Positivo, Luana Wunsch, a Hábile é uma avaliação educacional externa em larga escala. “Foram aplicadas em todas as escolas do 6º ao 9º ano, nas turmas de 6º, 7º e 8º anos. Com isso podemos fazer um desenho das especificidades de cada uma dessas turmas para organizar as atividades para 2015. Serve como forma de análise para cada escola”, informou.

Alunos das turmas do 6º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, localizada na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, realizaram o teste.

Com a aplicação da prova, a pedagoga da unidade de ensino, Rizoleide Pereira da Silva, espera melhorar a nota da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É uma avaliação diagnóstica para nós vermos como está a situação da nossa escola e ano que vem trabalhar em cima dos pontos negativos apontados pela avaliação”, relatou.

Aluno do 8º ano, Raylan Allves, disse que teve um pouco de dificuldade na prova de matemática, mas que pretende tirar uma boa nota. “É uma maneira boa de avaliar, tive um pouco de dificuldade para responder as questões, mas eu gosto de matemática, costumo tirar notas boas e espero ter me saído bem”, disse,

Nesta segunda-feira, foram aplicadas as questões de Matemática e Ciências, amanhã serão aplicadas questões de Língua Portuguesa, além de um questionário avaliativo para alunos, professores e gestores.

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Lton Santos 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054