24/06/13 | 10:15
Alunos das Escolas Municipais são premiados no 12º Concurso Estadual de Cartazes de 2013

A Semed doou oito bicicletas para a premiação dos estudantes que participaram do concurso

A aluna do 5º ano, Ana Paula Araújo de Magalhães, 11, da Escola Municipal Thomás Meirelles e o aluno do 3º ano, Ryan William Martins Bastos, 8, foram os premiados em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no 12º Concurso Estadual de Cartazes 2013, com o tema “A educação na prevenção do uso de drogas”.

A solenidade de premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul da cidade. O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONEN) realizou o evento, alusivo a XII Semana Estadual de Prevenção às Drogas.

  De acordo com a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Escolar da Semed, Lourdes Souza, cerca de 120 escolas municipais, com alunos do 2º ao 5º, participaram do concurso na fase preliminar com seus trabalhos. Para a educadora, a premiação mostra o resultado das atividades que são realizadas pelos professores  na comunidade escolar.

“Essa é uma parceria da Semed com o orgão que vem, há mais de dez anos, realizando o concurso. Existe uma preparação antes da confecção dos trabalhos nas escolas. Os alunos recebem palestras e outras atividades, no final os alunos realizam os desenhos que são enviados ao Conen. Esse concurso é mais uma estratégia para as escolas trabalharem a prevenção das drogas”, comentou.

A professora Soraya Freire da Escola Municipal Thomas Meirelles, ficou feliz pela segunda colocação na categoria 5º ano, da aluna Ana Paula, com o cartaz “A educação na prevenção no uso de drogas”. Para a educadora, o mais importante é o aprendizado que fica como lição para a estudante.

“A escola, como elemento de propagação no meio social, precisa trabalhar as questões sociais relativas as crianças. Nós já trabalhamos e fomos premiados, inclusive a nível nacional. É fundamental trabalhar a prevenção, porque no meio da família ele não tem essa oportunidade e a escola é o elo norteador dessa proposta. Como professora me sinto feliz, pois é parte da minha contribuição que está aí, o prêmio maior é ver o aluno sendo homenageado”, contou.

O aluno Ryan William Martins Bastos da Escola Municipal Djalma Passos, ficou em terceiro lugar na categoria 3º ano, com o cartaz “Prevenção às Drogas”. Conforme a diretora, Zenila Frade, a unidade realizou uma seleção com alunos que foi coordenado pela agente de saúde Maria Neide, em parceria com a professora, com a biblioteca da escola, com o telecentro e, por fim, com a família.

“Foi feito um concurso interno e dentre cinco trabalhos do Ryan William foi eleito para concorrer. Além disso, é um enorme aprendizado e para nós da escola representa muito, porque a prevenção é o melhor remédio para curar esse mal social que é a droga. O importante, é que as famílias dos alunos que participaram estão mais atentas sobre essa questão que precisa ser trabalhada mais nas escolas, mas também atingindo a comunidade”, finalizou.

A Semed em parceria com a coordenação do Concurso Estadual de Cartazes fez a doação de oito bicicletas para os alunos premiados.