18/11/16 | 9:39
Alunos da zona Rural participam de gincana do Programa Acelera Brasil

2 Gincana Pedagógica. DDZ Rural. Aud. Semed. Fotos Cleomir (8)Para finalizar as atividades deste ano do Programa Acelera Brasil, que atua na correção de fluxo dos alunos da rede municipal de ensino, a Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ Rural) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma gincana pedagógica que reuniu aproximadamente 250 estudantes que participam do programa. O ‘Acelera’ é realizado pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

Ao todo, 11 turmas participaram da atividade que testou os conhecimentos dos estudantes em uma competição de perguntas de temas estudados em 2016. Em cada acerto, as equipes recebiam cinco pontos. A organização e grito de guerra dos times valeram 10 pontos. Após 25 rodadas, a Escola Municipal Maria Leide Amorim, localizada no Km 4, da BR-174, foi a vencedora da competição.

“É a primeira vez que participo e ser campeão é uma emoção pura. Eu vim de longe para ser campeão aqui. Nós estudamos esse ano todo e fomos campeões. Estou muito feliz”, afirmou o aluno Marcos Vinicius Silva, de 12 anos, que chorou com conquista. Ele e toda a equipe comemoram bastante o resultado.

Mesmo sem vencer, a estudante Samantha Lima, 13, da Escola Municipal Professora Tereza Cordovil, no Tarumã, saiu satisfeita da competição. Ela contou que na escola a diretora fez várias gincanas para preparar o time. “Foi uma experiência nova. A gente se divertiu bastante, veio toda nossa turma”, falou.

2 Gincana Pedagógica. DDZ Rural. Aud. Semed. Fotos Cleomir (14)Para a coordenadora do IAS em Manaus, Neuza Viana, a gincana serviu para a socialização das crianças, além de medir a qualidade do ensino do Programa Acelera Brasil nas escolas.

“Essa é uma atividade prevista no Programa Acelera Brasil. Todas as turmas de todas as DDZ’s, ao final do ano, fazem essa gincana que trata de conhecimentos gerais, ou seja, tudo o que os alunos aprenderam durante o ano é testado de uma forma dinâmica, mais agradável, para percebermos o quanto eles evoluíram. Além disso, há a interação e a troca de relacionamento entre as escolas da DDZ Rural. É um momento de fazer novas amizades e socializar’, afirmou.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, visitou a gincana e destacou a organização e a qualidade no ensino ofertada nas escolas rurais do município. “Eu quis vim cumprimentá-los, primeiro por tudo que temos conseguido avançar na área rural de Manaus. Acho que muito se deve ao comprometimento dos nossos gestores das nossas 87 escolas (na zona Rural) e penso que essa gincana é a demonstração disso. É uma das nossas áreas que mais tem crescido, apesar dos desafios”, disse.

Ano produtivo

A Assessora Pedagógica do IAS na DDZ Rural, Sarah Thomé, explicou que a atividade foi a culminância das ações realizadas durante o ano. Ela avaliou positivamente o Programa Acelera Brasil nas escolas rurais em 2016, já que vários alunos conseguiram avançar e estarão em séries mais elevadas no ano letivo de 2017. “É uma troca de conhecimento entre os alunos e veremos em que nível eles estão saindo do Programa Acelera. A minha avaliação do ano é positiva, porque os alunos aprenderam mais. Estamos finalizando o ano com o saldo positivo”, observou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054