30/03/11 | 15:33
Alunos da zona rural realizam caminhada contra as drogas

A fim de esclarecer a importância do combate à violência, aos abusos e à proliferação do uso de drogas, alunos da Escola Municipal Solange Nascimento, localizada no km 4 da rodovia BR-174, zona Rural, realizaram na manhã desta quarta-feira (30) uma caminhada na Comunidade São João em prol do Projeto “Vida x Drogas: o futuro em suas mãos’’. A ação faz parte de uma série de atividades, cuja programação teve início no dia 28 de março e se estende até a próxima sexta-feira (1°).

O evento tem o incentivo da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Conselho Tutelar. O objetivo é mobilizar alunos, professores e comunidade contra os constantes casos de violência nas proximidades da escola. A programação inclui palestras, construção de cartazes, caminhada e gincana cultural.

A caminhada contou com a presença das equipes do Conselho Tutelar da Zona Rural, Semed e professores, levando informação e conscientização aos moradores por meio de muita música e panfletagens com informativos do projeto.

Para alcançar o maior número possível de moradores e comunidades vizinhas com informação e esclarecimentos, visando sempre à responsabilidade social e prevenção, a ação baseou-se na Lei nº 8069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que estabelece que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.