12/08/15 | 14:29
Alunos da zona Leste participam de seletiva para as Municipíadas

IMG_0019As Municipíadas 2015 começam em setembro, mas as disputas das seletivas já estão agitando as escolas. Na manhã desta quarta-feira, 12, a Escola Municipal Ednir Telles, no bairro Jorge Teixeira, foi palco da abertura da seletiva das unidades de ensino da zona Leste, reunindo 550 alunos da rede municipal de ensino.

São 18 escolas participando de disputas nas modalidades de futsal, futebol e queimada, nas categorias infantil e juvenil, que levaram suas delegações para o desfile de abertura nesta quarta-feira.

De acordo com a assessora de Educação Física da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, Silvia Abecassis, o campeão de cada categoria vai representar a divisão nas Municipíadas, no próximo mês. Ela explicou que o evento também tem cunho pedagógico.

IMG_0034“A seletiva serve como ‘peneira’ para levar os alunos para as Municipíadas, um evento que reúne todas as Divisões Distritais Zonais. Daqui sairão os campeões que representarão a DDZ Leste 2. Aqui, eles vão aprender a trabalhar e obedecer as regras e os comandos dos professores e as habilidades motoras que são trabalhadas no treinamento e no jogo com o profissional de educação física”, explicou.

Silvia destacou ainda que nas Municipíadas também são disputados esportes individuais, como xadrez, judô, jiu-jítsu. “Mas nesse caso não há seletiva. Nas modalidades coletivas é necessária porque é muito grande o evento e não cabe todo mundo”, disse.

IMG_0018Atleta de atletismo e medalhista de ouro no hexatlo nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) 2015, o aluno Romeu Vitor Soares, 14, da Escola Municipal Maria Auxiliadora Azevedo, foi escolhido para carregar a tocha olímpica.

“Foi legal, achei muito emocionante ser escolhido para levar a tocha olímpica dos jogos escolares. Fui escolhido porque fui campeão do Jeas esse ano e campeão amazonense no atletismo. Na verdade eu jogo futebol, mas apareceu essa oportunidade e vou continuar. Fui inclusive convidado para treinar na Vila Olímpica”, disse.

IMG_0082A partida

Após a cerimônia, houve disputa no futsal feminino infantil, com duelo entre o time da casa, o Ednir Telles, e o Maria Auxiliadora. Com 10 segundos de jogo, o time da escola Ednir abriu o placar com a pivô Ângela. Menos de dois minutos depois ampliou e, novamente, Ângela, de pênalti, fechou o placar em 3 a 0 para delírio da torcida que lotou o ginásio.

“A torcida ajudou. Eles (torcedores) estão fazendo o melhor para nos ajudar e estamos fazendo o melhor para vencer. Eu prometo mais gols e sermos campeões”, disse a artilheira.

Texto: Thiago Botelho
Foto: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054