15/07/20 | 14:15
Alunos da Semed terão programação especial no aniversário de 18 anos do Proerd

Nesta sexta-feira, 17/7, os alunos da rede municipal de ensino terão uma programação especial promovida pelo Programa Educacional Proteção e Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar, que irá comemorar o aniversário de 18 anos com uma live. A cerimônia acontecerá no Teatro Amazonas e os estudantes poderão acompanhar a transmissão pelo canal do YouTube e redes sociais da PM, a partir das 17h.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) e o Proerd começou em 2002 e já atendeu mais de 5 mil alunos, entre crianças e adolescentes. Com o lema “Prevenindo e Salvando Vidas”, o Proerd, tem a missão de esclarecer os estudantes sobre o uso de drogas e atos de violência. O trabalho é desenvolvido nas escolas da rede municipal de Manaus com êxito, com aprovação de familiares e alunos e resultados positivos.

Na Semed, o programa é coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), com o apoio das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

“As unidades atendidas são as localizadas em áreas de risco, escolhidas pelas DDZs, que precisam realmente desse atendimento. A ação funciona da seguinte maneira, uma equipe do Proerd visita a escola e conversa com a direção e lá iniciam o atendimento dos alunos, durante o 1º semestre, porque no 2º semestre outra escola recebe o programa”, disse Lourdes Souza, assessora da Gacpe.

O Proerd segue um currículo de conteúdos com 10 aulas para os adolescentes do 5º e 7º, com a Cartilha “Caindo na Real”. Já o “Proerd Kids” é destinado para as crianças do 1º ao 3º ano. Ao final do semestre é realizada a formatura, organizada pelos instrutores e o gestor da escola, onde os alunos recebem os certificados.

Este ano, devido a pandemia do novo Coronavírus, as atividades acontecem por aulas gravadas pelos instrutores e repassadas aos alunos pela equipe da escola, em dia e horário adequados ao projeto “Aula em Casa”.

“As aulas do Proerd fazem uma diferença significativa na realidade dos nossos alunos e isso já foi detectado em conversa com os estudantes e familiares, que favorecem o desenvolvimento integral do cidadão, porque não ensina o aluno a não dizer apenas não às drogas, mas também muda o comportamento e cria disciplina neles”, completou Lourdes.

Com as videoaulas o alcance do programa chegou a mais de 6 mil alunos no 1º semestre. As aulas acontecem no YouTube no canal do Proerd, e as próprias famílias acessam a ferramenta e assistem junto com os filhos de forma sistemática. A coordenação do Proerd estuda uma maneira de certificar os alunos, que continuam desenvolvendo as atividades do Programa.

“Mesmo com a pandemia e os alunos estudando a distância, o programa não parou. Criamos o “Proerd em Casa”, que os alunos acessam pela internet. Mantemos contato direto com os professores e gestores das escolas que participam do programa, é por esse acompanhamento que vamos verificar uma forma de certificar esses alunos”, explicou o major da PM, Alisson da Silva Henriques.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação