22/03/16 | 16:55
Alunos da Semed participam do aniversário do Parque Nascentes do Mindu

Nascentes do Mindu (37)No Dia Mundial da Água, o Parque Nascentes do Mindu, localizado no bairro Cidade de Deus, zona Leste, comemorou os seus 10 anos de vida onde o tema foi a preservação do meio ambiente. Com direito a bolo gigante e parabéns, a celebração, realizada na manhã desta terça-feira, 22, contou com a participação de 100 alunos das escolas municipais Raul Veiga, Ivone Maria e Álvaro Valle.

De acordo com o diretor de áreas protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Márcio Bentes, a participação dos estudantes é importante, pois os sensibiliza a serem agentes fiscalizadores contra a poluição dos rios da cidade.

“O nosso desafio de manter esse parque é grande. Nós precisamos proteger o principal recurso construído dentro dele que é a água. Sabemos que sozinho não conseguimos fazer, precisamos da sociedade e as escolas. As crianças são o nosso público alvo de transformação e se nós trabalharmos desde agora com esses meninos, nessa fase que eles estão absorvendo conhecimento, nós achamos que vão se transformar em cidadãos melhores e nos ajudar nesse processo”, disse.

Nascentes do Mindu (8)A escola Raul Veiga levou quase 50 estudantes para S comemorações. A unidade de ensino tem investido em ações pedagógicas sobre o meio ambiente. A aluna Kathellem Cerdeira, 14, do 7º ano, disse que o colégio promove visitas periódicas ao Parque e são realizados trabalhos sobre o tema. A estudante se disse honrada em participar da festa, mas triste em saber que muitos ainda não se preocupam com a preservação do meio ambiente.

“A gente fica triste vendo tanta maldade com a natureza. A natureza é uma coisa tão bonita e está sendo tão prejudicada. Eu diria para essas pessoas preservarem a água. Quando forem escovar os dentes fecharem a torneira, varrer o quintal, tirar o lixo do rio”, orientou.

O estudante do 5º ano da Escola Municipal Ivone Maria, Daniel Muniz, 9, deixou um recado aos moradores do entorno da nascente do Mindu. “A gente precisa não poluir a água e jogar lixo no lugar certo. Não pode poluir os esgotos porque senão o sujo vai para os igarapés” falou ao explicar como faz em sua casa. “A gente pega e recicla algumas coisas que dão para reutilizar e também jogamos lixo no lugar certo. Nós não jogamos na rua. Fizemos uma lixeira e jogamos nosso lixo lá”, garantiu.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Gina Gama, também participou do aniversário do Parque Nascentes do Mindu e falou da importância de festejar e chamar a atenção da população para a preservação do local.

“Nós estamos utilizando esse dia 22 de março, que é dia mundial da água, para fazer uma reflexão da importância de preservarmos esse bem precioso e chamar a atenção para nossas nascentes. Por isso, estamos aqui comemorando os 10 anos do Parque Nascentes do Mindu, levantando a importância de proteger as nascentes e não poluir os igarapés”, observou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054