19/06/18 | 16:57
Alunos da Semed participam de mesa redonda sobre linguagem de programação e robótica

Alunos da rede municipal de ensino participaram, na tarde desta terça-feira, 19/6, de uma mesa redonda sobre linguagem de programação e robótica, durante a 4ª edição do Scratch Day UEA, organizado pelo Núcleo de Computação (Nucomp) do curso de Licenciatura em Computação e pelo Laboratório de Tecnologias Educacionais (LabTEd), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os alunos participantes da mesa redonda foram:  Pedro Henrique Marques, 10 anos, estudante  do 4º ano da Escola Municipal Elinea Folhadela e Eduardo Corrêa Sarmento, discente  do 5º ano da Escola Vila da Felicidade, ambos  destaques do Projeto Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim). Além dos dois que participaram dos debates, prestigiaram  da atividade 20 alunos da Escola Municipal Percília do Nascimento e 45 da Escola Waldir Garcia.

A inovação deste ano do evento foi uma mesa redonda mirim, reunindo crianças e adolescentes que compartilharam suas experiências com ciência e tecnologia em suas respectivas escolas, como entraram para os clubes de programação e robótica e qual o impacto e importância do uso das tecnologias em suas vidas.

Segundo o coordenador do Procurumim, Régis Caria, a participação da Semed foi expressiva e demonstra o impacto positivo do trabalho de incentivo à linguagem de programação e robótica que a secretaria vem fomentando nos últimos anos.

“Esse evento foi muito significativo para os alunos da Semed, porque permitiu a socialização das experiências, tecnologias vivenciadas na escola, não só do Procurumim, mas também com projetos como Profuturo”, disse.

Para Pedro Henrique, que entrou este ano no clube de robótica da sua escola, a atividade serviu como forma de aprendizado. “Eu achei muito legal, porque tive a oportunidade de me expressar, de falar um pouco da minha experiência e o que eu já consegui aprender e desenvolver com Scratch”.

“Eu gostei da interação, das experiências que ouvi. Espero ser convidado no próximo ano novamente”, salientou Eduardo.

Durante a 4º edição do Scratch Day, Fernanda Pires, coordenadora do evento, destacou a importância do Projeto Procurumim e do trabalho que a Semed vem desenvolvendo nessa área no ensino básico em Manaus.

“O projeto Procurumim é importante e tem feito um trabalho superinteressante com alunos do ensino fundamental de Manaus. Parabenizo a Semed pelo trabalho que desenvolve voltado a linguagem e programação e robótica na capital”, expressou.

Scratch Day

O Scratch Day é um evento global que tem a finalidade de celebrar o Scratch (Linguagem de Programação Visual) e reunir pessoas ao redor do mundo para somar conhecimentos, inventar e reinventar diferentes projetos e aprender novas técnicas. O Scratch Day UEA Manaus contou com a participação de seis escolas da rede pública de Manaus.

Durante a atividade foram oferecidas oficinas e minicursos de criação de jogos, criação de histórias animadas, introdução à programação, além de uma oficina de robótica, tudo programado na linguagem Scratch. Foram realizadas, ainda, atividades de computação Desplugadas e M-Learning, com  crianças que ainda não sabem  ler, auxiliando no desenvolvimento  da coordenação motora, além de jogos lógicos, usando recursos tecnológicos como tabletes.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Divulgação/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054