31/10/17 | 16:27
Alunos da Semed participam de exposição durante Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, alunos da rede municipal de Educação estiveram, na manhã desta terça-feira, 31/10, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no Mezanino do Manauara Shopping, onde puderam acompanhar uma exposição sobre o trabalho do médico Carlos Chagas, responsável pela descoberta da doença de chagas. Os alunos puderam, ainda, participar de jogos e assistir palestras sobre o assunto.

O evento foi realizado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas, em parceria com a coordenação do programa Oca do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Villa Lobos, localizada no bairro São Francisco, estiveram no espaço e puderam participar das atividades e foram recebidos pelo Diretor do Instituto Fiocruz no Amazonas, Sérgio Luz, e pelo juiz Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim Antônio, que ressaltaram a importância do estudo científico e do contato dos jovens com esse tipo de conteúdo.

“É uma oportunidade única que a gente tenha os jovens, que são nosso futuro, imergindo na ciência de maneira lúdica. Eles vão exercitar esse lado do conhecimento, vão se aprofundar de uma forma espontânea e divertida. E quando a gente percebe que esse espaço se presta a isso, a gente percebe que acertamos, pois a ideia era essa”, acrescentou Carim.

Já Sérgio Luz, deu vários exemplos para os alunos sobre a importância da ciência na vida cotidiana. “Tem uma grande importância essa semana porque tudo hoje em dia é ciência, desde a comida que você come, a roupa que você veste, tudo é feito a partir de ciência.” Ele também falou um pouco sobre como seria realizada a mostra.

“Temos uma exposição demonstrando algumas coisas sobre as doenças transmitidas por insetos, com o auxilio de microscópio e lupas, para que os alunos possam visualizar os insetos que transmitem doenças como dengue e malária. E temos também um espaço sobre saúde e alimentação, no qual apresentamos questões de saúde e cuidados numa alimentação saudável”.

A Coordenadora das Ocas do Conhecimento, Gina Gama, ressaltou que receber convites como esse é positivo, uma vez que o espaço Ecam foi desenvolvido justamente para aproximar a sociedade desse tipo de ações voltadas ao meio ambiente.

“A Fiocruz nos procurou para fazer essa exposição e é com muito prazer que a gente os recebe. Até porque nossos alunos da rede que vão participar dessa aula, que é uma aula viva, conhecendo a importância da ciência e da tecnologia no nosso dia a dia, vão agregar maior conhecimento através do lúdico, das brincadeiras, dos jogos. Para nós, é uma honra e um prazer ter o maior número de trabalhos desenvolvidos aqui nesse espaço”.

Para o gestor da Escola Municipal Villa Lobos, Enery Cavalcante, poder proporcionar esse tipo de atividade para os estudantes é fundamental. E que além de levar os alunos para atividades fora da escola, também pretende realizar esse tipo de trabalho dentro da unidade de ensino.

“Nós vamos ter uma realização de ciências no dia 22 de novembro, chamada Bioexatas, onde vamos trabalhar diversos temas voltados para a Amazônia, acima de tudo, envolvendo geografia, ciências e matemática”, conclui.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054