22/09/15 | 13:27
Alunos da Semed aprendem lições para um trânsito mais seguro

IMG_0042O trânsito é a principal causa de morte entre os jovens do mundo e o Brasil é o quarto país do planeta com maior número de óbitos nas ruas e avenidas. Uma das formas de mudar este cenário é apostar na conscientização das novas gerações. Ciente disto, as escolas infantis da rede municipal de ensino estão, durante toda esta semana, desenvolvendo ações sobre o tema, como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito.

Na manhã desta terça-feira, 22, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, transformou o pátio do prédio em uma avenida. Na ocasião, um tapete simbolizando a pista e as crianças vestidas de carro e pedestres simulavam o dia a dia de uma via pública em Manaus. Um dos alunos, vestido de guarda de trânsito, orientava como as pessoas deviam se portar diante das situações.

IMG_0051A pequena Alice Cruz, de cinco anos, ensinou como proceder para atravessar a rua corretamente. “Se o sinal para o carro estiver no vermelho, você pode ir. Olhe para um lado e para o outro e atravesse. Para o carro, se o semáforo estiver no laranja, o condutor deve ficar atento porque no vermelho é preciso parar”, falou.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Raquel Thomé, todos os 460 estudantes estão envolvidos em atividades sobre o trânsito. Para ela, ensinar as crianças é a forma de se ter bons condutores no futuro, além de conseguir chegar de uma maneira eficaz nos pais.

IMG_5236“Na educação infantil a proposta é aprender por meio do lúdico e do concreto. Então, essa atividade da simulação de situações reais do trânsito alia o lúdico, que é uma brincadeira, com situações reais que ela presencia como semáforo, faixa de pedestre, cinto de segurança e capacete. Ela (a criança) aprende e se torna multiplicadora, pois chega em casa e chama a atenção do pai quando ele erra”, explicou.

Envolvendo os pais

Na próxima sexta-feira, 25, o Cmei Nilza Alencar, na Compensa, zona Oeste, fará uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano sobre a temática do trânsito. Na manhã desta terça-feira, 22, os pais foram convidados a irem à escola participar de atividades de confecção de objetos relacionados ao tema, como placas, cones, semáforos e carros com materiais recicláveis.

IMG_5229A estudante Glenda Matos, mãe de Gustavo, de seis anos, participou da atividade junto a os outros pais. Estava produzindo placas de sinalização. Para ela, vivenciar o ambiente escolar de seu filho, é importante para o desenvolvimento da criança.

“Eu acho importante estar aqui, pois, há a interação dos pais com os filhos. Não é só trazer e deixar a criança na escola, mas conhecer o trabalho dos professores, dos pedagogos e conhecer a escola com um todo. Sempre estou presente nas reuniões para saber como está o andamento do aprendizado do meu filho. Sempre aprendemos alguma coisa também”, afirmou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos e Deilson Lima

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054