08/09/16 | 10:40
Alunos da rede pública municipal recebem formação de clube de programação e informática

02-09-16- Alunos e professore Fotos Lton Santos (1)A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), realiza atividades do Clube de Programação e Robótica Procurumim, envolvendo 17 escolas municipais de todas as zonas de Manaus. O projeto envolve 20 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo do Clube é promover a prática de programação e a multi-alfabetização dos estudantes e o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento do intelectual criativo desses alunos.

Para isso, os coordenadores dos Telecentros das escolas participam de formações modulares e, posteriormente, repassam o que foi aprendido aos estudantes que, a cada mês, recebem um desafio de programação a ser cumprido, correspondente aos conteúdos de cada módulo.

Desde abril, coordenadores participam dessas formações no GTE, que consistem no ensinamento a introdução à linguagem de programação, pensamento computacional, ensino híbrido, Kodu, Blockly, Scratch, Robótica Educacional e com kit Robokids. O próximo módulo a ser desenvolvido vai trabalhar o AppInventor.

02-09-16- Alunos e professore Fotos Lton Santos (3)O coordenador do Clube, Josiano Regis Caria, explica que o objetivo geral é prepara os participantes do projeto para adquirir não somente a alfabetização tradicional, mas que criem uma cultura de multi-alfabetização e não fiquem apenas na ideia de ler ou escrever.

“Quando se trabalha na linguagem da programação, visamos preparar a pessoa não apenas para programação e robótica, mas que ambos se inseriam no processo de ensino aprendizagem. Esperamos que proporcione aos alunos e coordenadores uma visão bem mais ampla para o século XXI”, completou.

Diferenciado

O coordenador do Telecentro e do Clube Procurumim na Escola Municipal Maria Lira, no bairro Jardim Petrópolis, zona Centro-Sul, Ricardo Sales, disse que a proposta da Semed de aplicar o ensino da programação na base escolar é inovadora e proporciona novos saberes aos estudantes.

02-09-16- Alunos e professore Fotos Lton Santos (4)“Nós esperamos que essas crianças desenvolvam a parte imaginativa, própria da infância, com o conhecimento adquirido sobre esse assunto e desenvolvam novas habilidades”, explicou. As crianças que participando do grupo na escola fazem parte do 4º e 5º anos são selecionadas pelos professores a partir do bom rendimento escolar e da assiduidade em sala de aula.

A aluna do 5º ano matutino, Carla Santa Rosa Souza, 11, participa do clube do Procurumim na escola desde o início da implantação. “Nós estamos aproveitando bastante, pois não sabia mexer quase nada no computador. Gostei muito dos jogos que temos aprendido, porque vai ajudar nos meus estudos de matemática, português. O clube veio numa boa hora e é bom participar dessas aulas”, disse.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054