26/06/17 | 14:19
Alunos da rede pública municipal iniciam recesso escolar

Mais de 230 mil alunos da rede pública municipal de ensino iniciaram o recesso escolar nesta segunda-feira, 26/6, e retornam às aulas no dia 10 de julho. Enquanto os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental aproveitam os dias de férias, as formações e o planejamento estratégico seguem para garantir melhorias no ensino e aprendizagem, e o cumprimento da meta de elevar em 15% as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Dentre as ações que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolverá nesse período de recesso, haverá o planejamento mensal nas escolas, em que será realizada uma acolhida junto com os diretores e uma das orientações para as unidades escolares a fim de sejam revistos os conteúdos pedagógicos e sejam priorizadas ações para elevação dos índices educacionais, no segundo semestre.

Para a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa, o planejamento deverá ser realizado deforma consistente e prática. “É necessário que os professores revejam os planos de aula, para o segundo semestre e revejam o que realmente é prioridade”, informou.

Para o segundo semestre, atividades estão sendo programadas, como o retorno da Caravana da Aprendizagem, formação para os monitores do Programa Novo Mais Educação. Os professores também participarão de cursos e oficinas com os descritores para a Prova Brasil, que acontece em novembro.

Ainda está programado o Prêmio Desempenho Escolar, que acontecerá, em setembro, na Arena Amadeu Teixeira, Alvorada 1, zona Oeste de Manaus, com o intuito de reconhecer os alunos do Ensino Fundamental, que alcançaram bom rendimento na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

Para a Semed, as ações visam melhorar a qualidade do ensino por meio de ações que estimulem os alunos a buscarem o aprendizado, bem como prepará-los para a Prova Brasil, avaliação nacional que acontecerá em novembro deste ano e compõe a nota do Ideb. A diretora destacou, ainda, que os professores devem aproveitar esse momento de recesso para aproveitar a família e cuidar da saúde.

“Esse é um período do ano muito esperado pelos alunos e também pelos professores. Nossa dinâmica é muito intensa na educação, com formação, planejamentos, avaliações. Então, esse é o momento que o professor vai poder ter o tempo para ele, cuidando da saúde, viajando, passeando, curtindo a família e é isso que nós recomendamos a eles, que aproveitem bastante”, enfatizou Bessa.

 

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Márcio James / Arquivo Semcom

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054