24/04/15 | 10:58
Alunos da rede participam de segundo dia de aplicação da ADE nas escolas municipais

Mais de 150 alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste de Manaus, responderam, na manhã desta sexta-feira, 24, as questões da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), instrumento utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para avaliar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das unidades de ensino municipal. Ao todo, mais de 80 mil alunos da rede fizeram as provas, nesta quinta e sexta-feira.

Cinco turmas, sendo três do 3º ano do Ensino Fundamental e duas do 5º ano, realizaram as provas. Os estudantes responderam questões das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A aluna Cleicyane Ferreira, de 10 anos, do 5º ano, foi a primeira a concluir a avaliação. Segundo ela, as questões estavam fáceis para quem levou a sério os estudos neste início de ano letivo.

“A prova não estava difícil. Eu achei interessante que tinha porcentagem na prova de matemática que a professora tinha ensinado há pouco tempo. A de português também estava fácil. Tinha bastante texto para a gente ler. Era só ter atenção na leitura para responder as questões”, afirmou a menina que tem o sonho de se tornar enfermeira.

Para a gestora Tatiana Leal, o resultado da ADE servirá como parâmetro para as ações pedagógicas da escola no segundo bimestre. Ela lembra que a avaliação apresenta o cenário real do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

“A ADE avalia o conhecimento das crianças e mostra o que elas estão adquirindo de conhecimento neste primeiro bimestre. A partir do resultado, vamos avaliar os erros e tentar trabalhar em cima disso. Se por um acaso tiver um índice baixo, vamos trabalhar um plano de intervenção”, observou ela, ao salientar que a prova da ADE prepara os alunos da rede para a Prova Brasil, que será aplicada no final do ano.

 TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054