29/05/17 | 16:33
Alunos da rede municipal vão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Aproximadamente 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Manaus participarão da 1ª fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017, marcada para o próximo dia 6/6 em 145 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Obmep é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A prova será dividida em dois níveis. No nível 1 estão incluídos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental e o nível 2 estão inseridos alunos do 8º ao 9º ano.

Segundo o assessor de matemática da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Francinaldo Mendes Nogueira,  assim como no ano passado, 100% das unidades da secretaria que trabalham com estudantes do 6º ao 9º ano, inclusive as Ensino de Jovens e Adultos (EJA) se escreveram na Obmep de 2017.

“Este contanto com a matemática vai ajudar o aluno a ter maior familiaridade com esta disciplina, que muitas vezes é vista com uma matéria difícil. A Obmep possibilita que alunos tenham uma nova visão com relação à matéria e, quem sabe, até mesmo passem a gostar e a trabalhar na área de exatas futuramente”, explicou Fracinaldo destacando, ainda, que a Obemp é uma preparação para a Prova Brasil desde ano e lembrou a importância da mobilização de professores e escolas quanto à participação dos alunos.

A prova pela qual os alunos serão avaliados será composta de 20 questões de múltipla escolha e terá 2h30 de duração. Os alunos que tiverem um bom desempenho participarão da segunda fase da competição, marcada para o dia 16 setembro. Em novembro será divulgado o resultado final das escolas, alunos e professores campeões.

 

Obmep

A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas e tem como objetivo  estimular o estudo da matemática em todo o Brasil, promovendo a difusão da cultura matemática, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

 

 

Texto: Emerson Felipe / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054