09/06/15 | 12:59
Alunos da rede municipal terão contato com cientistas e pesquisadores

De junho até o próximo mês de setembro, 7.320 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal terão contato com pesquisadores e cientistas de várias áreas de estudo, por meio de palestras e exposições científicas. A atividade faz parte do Programa de Visitação e Exposição de Cientistas às Escolas Municipais, vinculado ao Programa Ciência na Escola (PCE), e tem a proposta de sensibilizar jovens da educação básica quanto à importância do conhecimento e incentivo vocacional à pesquisa científica.

Duzentos alunos da Escola Municipal Aristhofanes Castro, localizada no bairro Aliança com Deus, zona Leste, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e obter esclarecimentos sobre a pesquisa cientifica, por meio de palestra ministrada por uma pesquisadora do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na tarde da última segunda-feira, 8.

A formadora pedagógica do PCE da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Betânia Correia, explicou que o trabalho será realizado em 40 escolas da rede. Para isso, segundo ela, oito palestrantes vinculados ao programa farão as palestras e as orientações aos alunos. “Em suas palestras, eles falarão a respeito dos projetos que elaboraram em sua vida acadêmica, ou seja, darão aos alunos uma introdução à ciência, destacando o que é a ciência e como elaborar um trabalho científico, entre outras informações”, destacou.

Betânia  informou, ainda, que as visitas e as exposições dos trabalhos científicos permitirão que os alunos passem a ter conhecimento e despertem o interesse pelo tema, bem como o senso crítico e investigativo para a iniciação cientifica. “Com isso, a Semed estará dando uma oportunidade para que os alunos passem a ter uma visão cientifica e o contato com ciência”, salientou.

Para a gestora da Escola Municipal Aristhofanes Bezerra de Castro, Francineide de Lima, as visitas à escola oportunizarão aos alunos o contato com pesquisadores renomados. “Vejo esta ação como algo muito positivo porque oferece aos jovens a oportunidade de conhecerem diversos trabalhos científicos, particularidades deste campo e abre oportunidades para o surgimento de futuros cientistas”, comemorou

Estímulo aos alunos

Na palestra com os alunos, a bióloga Anna Carla abordou o tema: “Um pouco sobre ciência”, no qual destacou a importância da ciência para o mundo, o que um pesquisador faz, onde eles podem atuar, dentre outros assuntos relacionados. Para ela, o assunto é interessante por aguçar a curiosidade dos alunos e incentivá-los na busca por mais informações. “Quem sabe daqui não sairá um futuro cientista”, destacou.

Para a aluna Marina Sófia, do 7º ano, que assistiu pela primeira vez a palestra, a atividade foi esclarecedora e já a motivou a seguir na área cientifica. “Adorei a palestra, pois acabei com muitas dúvidas. Já estou inclusive pensando em seguir na área científica”, confessou.

O aluno Alexsander Santos, que já teve contato com cientistas, tem a visão de que a ciência traz o sentido da vida. “Na palestra aprendi que a ciência faz parte da nossa vida e também sobre a energia eólica, que é uma forma de energia renovável”, disse.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054