21/09/15 | 15:36
Alunos da rede municipal serão premiados em concurso de saúde

Sete alunos de escolas da rede municipal de Educação serão premiados, na sexta-feira, 25, no auditório Vânia Pimentel, da Universidade Nilton Lins, dentro do concurso ‘Promoção da Saúde’. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visou sensibilizar a comunidade escolar sobre atitude e hábitos saudáveis, promovendo competição de desenho, frase ou slogan e vídeos sobre a temática.

O concurso teve a participação de estudante da rede pública estadual e municipal de ensino e foi dividido em quatro categorias: Desenho sobre alimentação saudável, voltado para a Educação Infantil; Desenho sobre a prevenção à dengue, direcionado aos alunos de 1º ao 5º ano; Frase ou slogan sobre a prevenção ao tabagismo, para estudantes do 6º ao 9º ano; e vídeo sobre a prevenção aos acidentes de trânsito, este somente para docentes do Ensino Médio. Os trabalhos serão usados na confecção de materiais educativos.

As atividades foram realizadas no período de 31 de junho a 14 de setembro. Receberão prêmios os três primeiros colocados de cada categoria.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola da Semed, Lourdes Souza, explica que o concurso já acontece há alguns anos, mas anteriormente abordava somente o tema da dengue, abraçando hoje também a alimentação e o trânsito. Segundo ela, as atividades realizadas nas escolas ajudam a mudar os hábitos dos alunos além da melhoria do aprendizado dos estudantes.

“Toda e qualquer atividade que se trabalha com os alunos para a prevenção e cuidados com sua saúde tem uma repercussão positiva na vida dele. Ele leva para casa essas informações e acaba sendo um multiplicador na família, se tornando consciente da importância de preservar sua saúde. Nós temos ouvido relatos de que os alunos avançaram, também, no aprendizado em sala de aula”, observa.

Escola campeã
A Escola Municipal Santo Agostinho, localizada na zona Oeste, foi a grande campeã do concurso ao emplacar três alunos entre os premiados. Um na categoria desenho sobre alimentação saudável e dois em desenho de prevenção à dengue – sendo nesta última os dois primeiro colocados da instituição de ensino.

Para a diretora da unidade escolar, Êrcieda Silva, os alunos se destacaram porque ações de promoção à saúde são realizadas durante todo o ano de forma interdisciplinar, com brincadeiras, palestras e outras atividades. “Acredito que foi mais fácil para eles colocarem em um desenho tudo aquilo que já aprendem na escola. Na sexta-feira estaremos lá para receber essa premiação. Os pais dos alunos também irão participar”, destaca.

Lista dos alunos que serão premiados

DESENHO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
1º Lugar Maria Eduarda Melo CMEI Irmão Ciro Raimundo
2º Lugar Gabriela da Silva Soares CMEI Eva Gomes do Nascimento
3º Lugar Thais Almeida de Souza EM Santo Agostinho


DESENHO SOBRE PREVENÇÃO DA DENGUE

1º Lugar Rayanne Christine da Sila Souza EM Santo Agostinho
2º Lugar Kauã Lima dos Santos EM Santo Agostinho
3º Lugar Kelly Carvalho Albuquerque EM Profº Sergio Augusto Bittencourt

FRASE OU SLOGAN TABAGISMO
1º Lugar Diamante Bruna Peixoto da Silva EM Síria Mamed Cahgas
2º Lugar Pedro Salomão Águila EE Altair Severiano Nunes
3º Lugar Maria Fernanda Lima Medeiras CETI Eng. Sergio Alfredo de Figueiredo

Texto: Thiago Botelho

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054