11/11/11 | 15:12
Alunos da Rede Municipal são premiados no Concurso de Tabagismo

Alunos da rede municipal destacaram-se e foram premiados no II Concurso sobre Tabagismo nas Escolas Públicas de Manaus. A solenidade de premiação aconteceu na manhã dessa sexta-feira, (11), na Sala do Cinemais – Manaus Plaza Shopping. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde – Semsa, Francisco Deodato, o autor da cartilha “Um tirano chamado fumo”, Vangi Souza e representantes das secretarias.

O Secretário da Saúde, Francisco Deodato, parabenizou a participação das escolas públicas municipais e estaduais no concurso. “O concurso conseguiu atingir mais de 20 mil alunos da rede pública. Com as informações  repassadas no programa, alunos, professores e gestores tornam-se porta-vozes no combate ao tabagismo. Premiamos três alunos de cada categoria, sendo que os prêmios representam apenas um incentivo para a participação de todos e com o objetivo de levar a ideia “hoje a onda é não fumar” para familiares e comunitários”, ressaltou o Secretário.

De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão, 100 escolas participaram do concurso de prevenção e controle do tabagismo.

“Na construção das produções os alunos se apropriam das informações e da temática trabalhada e com isso repassam esse conhecimento de saúde e de  prevenção aos familiares e comunitários, diminuindo dessa forma o índice de tabagismo na sociedade”, destacou a Diretora.

Na categoria Slogan, a aluna da Escola Municipal Isabel Angarita, Natasha Aporcino Colares, foi premiada em primeiro lugar e ganhou uma bicicleta. “Eu escolhi o slogan “Na minha escola eu só quero saúde e paz, longe do cigarro é o que quero mais”, pois desejo o melhor para a nossa comunidade e para os alunos da nossa escola, o mundo fica bem melhor sem o cigarro”, afirmou a aluna premiada.

A produção de desenho ficou por conta do aluno Jefferson Nascimento da Escola Municipal José Tavares de Macêdo, cuja obra remete à prevenção do tabagismo. “Fiz em meu desenho a escola, os alunos e professores se protegendo do tabagismo. Não permitir que as crianças se aproximem do cigarro. Gostei muito de participar do concurso e ganhar esse prêmio”, explicou o aluno.

“Em meu desenho quis mostrar a importância da escola e dos alunos ficarem bem longe do cigarro. Achei muito interessante participar do concurso”, afirmou a aluna da Escola Municipal Thomás Meirelles, Jady Medeiros Alcântara.

A Semed por meio da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais – GACPE em parceria com a SEMSA/Coordenação Municipal do Programa de Controle do Tabagismo realizaram atividades voltadas para essa temática, inclusive no II Concurso sobre Tabagismo nas Escolas Públicas de Manaus e da entrega da Cartilha “Um Tirano Chamado Fumo” para a comunidade escolar.

O objetivo principal do evento foi de envolver a comunidade e a escola na discussão e participação nas ações de prevenção e combate ao tabagismo, a fim de promover a redução da prevalência de fumantes especialmente entre os estudantes das escolas públicas de Manaus.