09/05/18 | 12:40
Alunos da rede municipal recebem orientações de prevenção ao câncer

Alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal vão aprender sobre prevenção aos vários tipos de câncer. Serão realizadas, em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) palestras que vão abordar, entre outros assuntos, os fatores e riscos da doença.

Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), como explicou a assessora pedagógica da Gacpe,  Elizabeth Oliveira. “A ação educativa faz parte do trabalho prevenção realizado durante todo o ano letivo nas escolas. Queremos mostrar as crianças, desde cedo, como se prevenir desta doença que mata milhares de pessoas diariamente”, explicou.

As são realizadas pela assistente social do Departamento de Prevenção da Fundação Cecon Leila Aguiar, dentro das ações do Programa do Tabagismo da fundação.

“Na palestra são abordados diversos temas, como alimentação saudável, sedentarismo, exposição ao sexo, tabaco, álcool. Enfim, todos os fatores que podem a levar a pessoa desenvolver algum tipo de câncer”, explicou.

A  Escola Municipal Ester, localizada na quilometro 8 da BR-174 , foi uma das unidades a receber a visita dos profissionais. Segundo a gestora da unidade, Elineide de Araújo, a ação é relevante porque a ajuda as crianças a entenderem a diversidade e  meios de prevenção da doença.  “Para escola é um privilegio ter esse tipo de conteúdo apresentado aos nossos alunos. A ação é importante porque ajuda as crianças a entenderem o que são os vários riscos de câncer”.

Para Aline Rodrigues Moraes, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, 10 anos, a palestra serviu com um alerta e para ensinar pessoas da sua família a cuidar mais da saúde. “Eu adorei e aprendi muitas coisas, entre elas que há alimentos cancerígenos e que fazem mal a minha saúde. E vou repassar para minha família, principalmente uma pessoa que não se alimenta corretamente e a outra que sofre com câncer”, disse.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054