29/06/15 | 8:52
Alunos da rede municipal recebem certificado do Proerd

LS - 26-06-15 - Alunos recebem certificado do Proerd (2)Após três meses de curso, 70 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pintora Tarsila do Amaral, localizada no bairro João Paulo, zona Leste, receberam o certificado de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A entrega foi realizada na tarde desta sexta-feira, 26, no pátio da escola.

O Programa é desenvolvido em escolas da rede municipal de educação em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PM/AM). De acordo com o cabo da PM, Hamilton Caetano, que ministra o curso para os alunos, o principal objetivo do programa é alertar as crianças sobre o perigo do uso das drogas, trabalhando com o apoio da família.

“Nosso objetivo é trabalhar essas crianças para que resistam à oferta de drogas, consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o mal do século, que tem ceifado vida de muitas crianças e jovens e destruído muitas famílias. Em sala de aula, nesses três meses, nós trabalhamos a autoestima, a civilidade e a tomar decisões sábias na vida”, informou.

LS - 26-06-15 - Alunos recebem certificado do Proerd (8)Após a aplicação do Proerd, o gestor da unidade, Elio Silva, contou que foi possível verificar uma melhoria no comportamento dos alunos participantes e que eles serão multiplicadores do que aprenderam para outros alunos, para a família e para a comunidade escolar.

“Estamos formando multiplicadores que vão atuar  não apenas dentro da escola, na sala de aula, mas também dentro da família e na comunidade onde estão inseridos. Foi possível notar uma mudança de comportamento obtida com o Proerd, pois ele traz essa disciplina que o aluno precisa ter para que ele possa assimilar o conteúdo e isso melhora o comportamento dos alunos, a disciplina, a organização, a importância de aprender a valorização dos estudos”, destacou.

LS - 26-06-15 - Alunos recebem certificado do Proerd (10)A dona de casa Valdelice Pinheiro compareceu ao evento para prestigiar o filho Leandro Oliveira Pinheiro, 10, que participou do curso. Para ela, é importante os alunos terem essa orientação na escola diretamente com os policiais.

“Foi bem importante porque meu filho aprendeu muita coisa sobre a droga, sobre a violência, coisa que ele pode usar em casa, na escola e na comunidade”, disse.

O aluno Ian Jeferson Mourão Moraes, 10, contou que o curso do Proerd o ensinou a lutar contra as drogas. “Aprendi tudo sobre lutar contra a violência, contra o bullying e contra as drogas que são a bebidas, o cigarro e a maconha, que não pode. Criança não deve fumar”, alertou.

A aluna Sara Colares dos Santos, 10, disse que a partir de hoje vai alertar cada vez mais os seus familiares sobre os perigos do uso dos entorpecentes.

“Aprendi que não devemos aceitar drogas, pois deixa a pessoa sem controle, sem memória. Isso me trouxe atenção porque meu irmão fica usando bebidas alcoólicas e quase fumou, mas isso me despertou a atenção e eu consegui tirar ele, minha mãe e meu pai dessa prisão. O policial Caetano me trouxe isso e sou muito grata a ele. Estou muito feliz de estar”, disse a aluna.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054