24/09/15 | 10:13
Alunos da rede municipal participam do primeiro dia da Feira Norte do Estudante

IMG_0013Estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que desenvolvem programas educacionais e tecnológicos na rede municipal de ensino, participaram nesta quarta-feira, 23, do primeiro dia da Feira Norte do Estudante (FNE), realizada no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. A feira prossegue até a próxima sexta-feira, 25.

A FNE tem como tema “Carreira, Estágio e Emprego” e conta com uma extensa programação de palestras e exposições, que ajudam os jovens a decidirem o futuro profissional e interagir com o mercado de trabalho. A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, prestigiou o evento e destacou os trabalhos apresentados no stand da secretaria, como meio de incentivar os alunos em seu futuro profissional.

IMG_0003“É o momento que os alunos têm para alinhar todo conhecimento adquirido por meio das disciplinas, aplicando o desenvolvimento desses projetos nos cursos a serem seguidos. No caso da robótica, por exemplo, sugere o desenvolvimento profissional na área de engenharia e eletricidade. E isso é bem legal”, informou.

No stand da Semed, os visitantes da feira puderam acompanhar como é realizado o trabalho do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do Lego Educacional e Robótica, das aulas com o uso de tablets e do programa English For Kids. “Trouxemos alguns projetos pedagógicos que ajudam nossos alunos a serem preparados para a futura profissão delas, por meio do inglês, da tecnologia, robótica, matemática e língua portuguesa. Estamos preparando nossos alunos para que eles já saiam da escola pensando na sua futura profissão”, assegurou a chefe da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Aldemira Câmara.

IMG_0068Integrante da equipe da Escola Municipal Jorge Rezende Sobrinho, Eduarda Caroline Pedroso, 14, aluna do 9º ano, contou que a feira é um bom momento para mostrar todo o trabalho realizado nas escolas. “É muito legal participar, pois tivemos muito trabalho para fazer e agora podemos expor. Trouxemos novas ideias de soluções criativas sobre o que fazer com papelão e trouxemos nossos robôs, que trabalhamos no projeto. Participar da feira é legal para mostrar conhecimento a outras pessoas que não têm tanto esse conhecimento de robótica”, explicou.

O aluno do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Bryan Neves Pinto, visitou o stand da Semed e aprovou o trabalho feito pelos alunos da rede municipal. “Também trabalho com robótica e vejo o quanto é importante essa exposição, pois ajuda as crianças a saberem o que elas querem para o futuro. No caso da robótica, ela remete os alunos para o curso de engenharia. Mas esse trabalho também ajuda a exercitar a mente com lógica de programação, o que é muito importante”, destacou o estudante.

Os projetos continuam em exposição até a próxima sexta-feira, 25. A entrada na Feira Norte do Estudante é gratuita.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054