11/02/15 | 14:52
Alunos da rede municipal participam de torneio de robótica

Alunos de robótica da Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa, localizada no Jorge Teixeira, zona Leste, apresentaram, nesta quarta-feira, 11, o projeto que vai concorrer, nos próximos dias 13 e 14, na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Os cinco primeiros colocados serão selecionados para a disputa da Etapa Nacional do First Lego League (FLL).

O projeto ‘Robótica e Automação a Serviço da Aprendizagem’ foi desenvolvido pelos alunos com a supervisão do professor Oswaldo Fernandes. O grupo criou um robô que auxilia o educador na aula de matemática, elaborando perguntas para os estudantes, que respondem apertando um botão no aparelho. Se a resposta estiver correta, o robô anda para frente, se estiver errada, ele permanece no mesmo lugar. O robô pode ser reprogramado para auxiliar em outras disciplinas.

“Estamos assistindo e vivenciando uma coisa fantástica, que é a iniciativa de um grupo de alunos, da escola, de construir um projeto que já participou de outras competições, ficando bem colocado, e vai participar de outras, nas quais pode ganhar prêmios. Mas essa questão de prêmio é secundária. O mais importante é a iniciativa dos alunos, que realizaram pesquisas com os professores e descobriram que a maior dificuldade em classe era a falta de uma aula interessante. Foi quando os alunos, com o professor, tiveram esta bela iniciativa de buscar um meio para tornar a aula mais interessante, despertando a curiosidade dos outros alunos. Este projeto é fantástico, extraordinário, ainda mais sendo de iniciativa desses jovens”, relatou o secretario da Semed, Humberto Michiles.

O professor de robótica, Oswaldo Fernandes, informou que está confiante junto com a equipe para a etapa regional do FLL que vai acontecer nos dias 13 e 14 deste mês no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas), reunindo 31 equipes.

“Quando ganhamos a doação de um kit de robótica, o único critério que botaram era que teríamos que participar deste torneio. Na primeira oportunidade, ficamos em 4º lugar geral e essa será a segunda etapa da região Norte, que vai ser no Sesi. Estamos confiantes para mostrarmos um bom projeto de pesquisa. Na última etapa nacional ficamos em 42º lugar entre 60 participantes. Nosso objetivo principal é despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental pela área de exatas”, destacou.

Ainda de acordo com Fernandes, o robô, nomeado como “Rei”, levou seis meses para ser produzido e tornar-se apto para a competição, com um custo total de R$ 708. Para a produção, os alunos precisaram se dedicar à pesquisa de como construir um robô e qual seria sua principal finalidade. As pesquisas aconteciam no contraturno das aulas regulares.

Etapa Nacional

Os cinco primeiros colocados da etapa regional serão selecionados para disputar a Etapa Nacional do First Lego League (FLL), que vai ocorrer de 13 a 15 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, informou que a Semed dará todo o apoio caso a equipe seja classificada.

Equipe

A equipe de robótica da Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa é formada pelos alunos: Ketlen Katarine, 12 (7º ano); Paulo Guilherme, 13 (8º ano); Mateus Dantas, 13 (7º ano); Nelson Guilherme Batista, 13 (9º ano); Bruna Santos da Silva, 14 (1º ano); Ana Caroline Tavares, 14 (1º ano) e Emily Santos, 17, (1º ano). Eles são orientados pelo professor Oswaldo Fernandes e têm o apoio do gestor da escola, Roberto Carlos.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054