04/11/14 | 15:48
Alunos da rede municipal participam de mais uma edição do projeto Salve o Mindu

Destacando a importância da preservação do meio ambiente, alunos da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, localizada no Amazonino Mendes, realizaram nesta terça-feira, 4, apresentações artísticas pelo encerramento das atividades do projeto Salve o Mindu. O artista amazonense Celdo Braga, que também é idealizador do projeto, foi homenageado pelos alunos e participou do evento com o grupo Imbaúba.

De acordo com a gestora da escola, Samantha Marczynski, todos os alunos estão trabalhando o tema, com a orientação dos professores, desde o começo do ano letivo. Eles realizaram diversas atividades voltadas para a educação ambiental e aprenderam sobre o igarapé do Mindu, que passa próximo a escola.

“Durante as pesquisas descobrimos que a nascente do igarapé do Mindu fica no bairro Cidade de Deus, aqui na zona Norte, e que o igarapé que passa perto da escola, que chamam de igarapé do Sete, na verdade é o Mindu. Houve diversas atividades, priorizamos também o trabalho em casa, para que o aluno levasse esse dever de cuidar do meio ambiente para dentro de casa”, relatou a gestora.

No encerramento, foram apresentados trabalhos sobre a importância da água, a biografia e composições de Celdo Braga, além de atividades ressaltando a preservação do igarapé.  O aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, Abraão Ribeiro da Silva, de 10 anos, representou o homenageado em uma das apresentações. Ele disse que aprendeu a cuidar mais do meio ambiente depois das aulas.

“Aprendi que não podemos jogar lixo nos igarapés, não podemos poluir os igarapés e nem cortar as árvores, temos que saber cuidar da Amazônia. Em casa eu falei para minha mãe não jogar mais lixo na rua. Se todo mundo fizer isso os esgotos podem entupir e as ruas ficarão feias”, explicou o aluno.

Celdo Braga ressaltou que o projeto Salve o Mindu leva a importância da preservação para dentro da escola, que é trabalhada de forma interdisciplinar pelos professores. “Esse é o segundo ano do projeto que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), entre outros parceiros. Nós escolhemos escolas que ficam em torno do igarapé do Mindu, da nascente até a foz, para mostrar que podemos ter esse cuidado de preservar o meio ambiente. Para encerrar as atividades nós do grupo Imbaúba realizamos uma apresentação com músicas de temáticas sobre a Região, integrando os alunos e a comunidade”, finalizou Braga.

TEXTO: João Pedro Figueiredo FOTO: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92)3632-2054