20/10/14 | 10:20
Alunos da rede municipal participaram de competições, neste final de semana, na 17ª edição da Municipíada

Mais de mil alunos da rede municipal de ensino participaram, durante todo este sábado, 18,  da fase final da 17ª Municipíada, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde abril desde ano, em seletivas realizadas nas Divisões Distritais de Educação (DDZs) do órgão. Dentre as modalidades disputadas neste fim de semana, estava o futebol de campo e o atletismo, juvenil e infantil, para alunos de 12 a 14 anos e 15 a 17, respectivamente.

As disputas aconteceram, simultaneamente, no Clube Municipal, situado no Bairro da Paz, zona Oeste da cidade e no Colégio Militar de Manaus (CMM), localizado no Centro da cidade. As competições envolveram professores de educação física, pais de alunos, gestores, estudantes da Semed e coordenadores da ação esportiva.

Clube Municipal

No Municipal, foi disputada a modalidade de futebol de campo. Cerca de 320 alunos de sete escolas da Semed participaram da competição. Os estudantes se dividiram em oito equipes, sendo quatro para a categoria juvenil e mesmo o número para categoria infantil.  Os jogos aconteceram nas quadras de areia do Clube. Professores, gestores e responsáveis prestigiaram o campeonato.

O professor de educação física e coordenador da competição no Clube Municipal, Vagner de Oliveira, destacou os avanços alcançados na competição que já faz parte do calendário escolar da secretaria, desde 1995.

“Estas Municipíadas têm feito um trabalho fantástico com nossos atletas. Ao longo delas, percebemos que o nível técnico e cognitivo de nossos alunos evoluiu, significamente. É possível ver isso pela qualidade dos jogos, pelo nível das equipes e pelas jogadas ousadas e bem executadas pelos atletas. Isso prova que os nossos alunos estão mais preparados tecnicamente e preocupados com o seu desempenho, em qualquer que seja o esporte praticado nas Municipíadas”.

Uma das unidades escolares que participou da competição foi a Escola Municipal Violeta dos Matos Areosa, na categoria juvenil de 15 a 17 anos. Ela conseguiu conquistar o 1º lugar na categoria. O aluno, Lucas Leão, do 9º ano,  que fez parte da equipe que conquistou o titulo de campeã, falou emocionado o que a competição representa para ele. “Acho um máximo esta Municipíada, pois consigo me destacar como atleta, explorando meu talento e as técnicas que meu professor me ensina. Espero que a cada ano se torne mais interessante e mais participativa”, mencionou o aluno campeão.

As outras unidades que participaram da modalidade de futebol de campo foram as escolas municipais Lucilas Freitas, Magalhães Cordeiro, Maria Auxiliadora, São Judas, Madre Tereza de Calcutá e Abílio Alencar.

Colégio Militar de Manaus

Colégio Militar De Manaus, localizado no Centro da cidade, foi o espaço escolhido para as disputas de atletismo. As Provas realizadas no Colégio foram salto à distância, arremesso de peso e corrida de 100, 200 e 400 e 1.500 metros e revezamento de 4 x 100. Participaram das disputas 250 alunos de diversas escolas de rede municipal de ensino.

O coordenador geral das Municipíadas, que estava acompanhado as competições de atletismo no Colégio Militar, João Carlos, fez um balanço da edição deste ano.

“Afinal, percebemos que alcançamos nossos objetivos, mesmo tendo encontrado alguns desafios e obstáculos pela frente, podemos dizer que  a 17ª foi um sucesso, teve duas modalidades novas que foi o jiu jitsu e o voleibol de praia, tivemos pessoas mais integradas, envolvidas e entusiasmadas com ação. Esse êxito foi possível graças a parceria entre as DDZs, as escolas  e a Divisão de Ensino Fundamental da Semed, além do intenso envolvimento dos alunos e de todos profissionais de Educação Física. Por isso, estamos chegando das competições com sentimento de dever cumprido e êxito”, destacou João.

Para Alex Almeida,  aluno do 9º ano da Escola Municipal Francisco Guedes, campeão na edição anterior da atividade esportiva, na prova de corrida de 1.000 metros, a ação é uma forma de trocar experiências e  de obter conhecimento.

“Adoro este momento porque tenho  a oportunidade de conhecer novas pessoas, de adquirir novos conhecimentos e,  também, de passar um pouco do que sei à respeito de atletismo, além de me destacar como atleta”, declarou o esportista.

Ainda no sábado, aconteceram disputas de Jiu jitsu e judô no Colégio da Policia Militar, situado no bairro de Petrópolis, de Handebol na Escola  Municipal Carlos Gomes, de Voleibol na Vila Olímpica. No domingo, aconteceram jogos de futsal na Escola Municipal Waldir Garcia.  As competições terminarão  dia 23 de outubro na Escola Estadual Dom Pedro, no Centro.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054