02/06/16 | 14:39
Alunos da rede municipal dão exemplo de sustentabilidade com projeto ‘Agente Verde’

Entrevista na Esc. Mul. Carlos Gomes - Fotos Rodemarques (2)Eles têm entre 9 e 11 anos de idade, mas já mostram preocupação com o futuro. Quarenta alunos da Escola Municipal Carlos Gomes, que fica no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, participam desde o ano passado de atividades voltadas para a temática da sustentabilidade e, no próximo sábado, 4, vão transformar o aprendizado adquirido em algo concreto com a inauguração de uma horta vertical.

A ação faz parte do projeto “Agente Verde”, realizado em parceria com a comunidade mundial Global Shapers. A ideia surgiu dos próprios estudantes, após participarem de um workshop sobre sustentabilidade, que abordou conceitos de permacultura e lixo eletrônico. Os integrantes da Global Shapers lançaram o desafio e as crianças propuseram a construção de uma horta utilizando materiais recicláveis.

Entrevista na Esc. Mul. Carlos Gomes - Fotos Rodemarques (1)A arquiteta Daniela Arbex, que faz parte da comunidade mundial, explicou que a proposta contribui para difundir nas escolas a responsabilidade com a preservação do meio ambiente, formando cidadãos mais conscientes.

“O foco é trabalhar com essa nova geração e influenciá-la para assumir seu papel como agente de mudança. A sustentabilidade é o principal tema em debate no planeta e queremos ensinar que há sustentabilidade em tudo, basta aprender como se aplica e onde se executa”, disse Daniela, lembrando que o projeto também tem um olhar empreendedor.

“No workshop, mostramos que é possível ganhar dinheiro por meio do artesanato produzido a partir da reciclagem de lixo eletrônico. Isso é empreendedorismo e mostra para as crianças que do lixo a gente pode fazer algo muito interessante, depende de se olha para ele”, reforçou a arquiteta.

Uma das mais atuantes no projeto é a aluna do 5º ano do Ensino Fundamental Júlia Fernanda Lima, de 10ano, que se apaixonou pela ideia de ser uma ‘agente verde’ e cuidar do meio ambiente. Ela conseguiu arrecadar a maioria das garrafas pet que serão utilizadas na construção da horta.

Entrevista na Esc. Mul. Carlos Gomes - Fotos Rodemarques (3)“É importante aprender mais sobre o meio ambiente e pensar no futuro, nos nossos filhos”, disse a aluna ao destacar que assistiu um vídeo onde mostrou que, em 2070, o meio ambiente pode ficar completamente sem água. “Todos devemos cuidar do meio ambiente”, complementou.

Horta

A horta vertical será confeccionada na próxima sexta-feira, 3,  e inaugurada no sábado, 4, pela manhã. Nela serão plantadas mudas de cebolinha, cheiro verde, couve-flor, alface, além de verduras como batata, cebola, pepino, entre outros.

O diretor da Escola Municipal Carlos Gomes, Zacarias Macedo, disse que o projeto tem despertado o interesse dos alunos sobre o tema sustentabilidade e que ações como essas ajudam no desenvolvimento integral dos estudantes, indo além do aprendizado das disciplinas curriculares. “O objetivo é desenvolver a temática entre os alunos, a fim de que sejam multiplicadores e, hoje, temos várias crianças bastante articuladas”, comemorou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054