26/09/14 | 16:55
Alunos da rede municipal apresentam projeto para melhorar a compreensão da matemática

Alunos da Escola Municipal Anastácio Assunção, localizada no São Lázaro, zona Sul, participaram na manhã desta sexta-feira, 26, do projeto Circuito da Ciência, nas dependências do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Petrópolis, zona Sul de Manaus.

No local, cinco alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola fizeram uma exposição do projeto “Jogos educativos da EJA”, com o tema ‘Divertindo, Educando e Construindo Conhecimentos na Escola’. O projeto visa melhorar o aprendizado na disciplina de matemática.

A coordenadora do projeto na escola, Andrea Xaud, lembra que o trabalho apresentado no circuito é o resultado do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvido há um ano na unidade educacional.

“Esse projeto entrou como um desafio para a EJA, no qual os jogos da matemática são trabalhados dentro da idade e série deles. Os alunos aprendem como trabalhar com os jogos, com raciocínio lógico, com a matemática, com a divisão, enfim, com tudo que pode contribuir para sua compreensão. É importante esse stand, porque a EJA pode ser incluída no conhecimento junto com os demais alunos de outras modalidades”, analisou.

O pedreiro Josiney Silva dos Santos, 32, é aluno da EJA e um dos expositores do stand da escola no circuito da ciência. Segundo ele, oprojeto o ajudou a tirar algumas dúvidas e perder o medo no aprendizado da matemática.“Tinha dificuldade de aprender, mas hoje estou bem e posso dizer que sou um dos melhores da sala. Depois dos jogos do projeto, nósaprendemos muita coisa, melhoramos nosso raciocínio. Nós usamos as atividades para aprendermos mais um pouco em cima das quatro divisões”, disse.

Circuito da Ciência

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia. A meta é popularizar a ciência e sensibilizar para uma consciência ecológica nos estudantes.

O evento tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.

Texto: Paulo Rogério Veiga 

Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054