04/04/14 | 16:08
Alunos da Oca do Conhecimento Ambiental participam do Circuito da Ciência no INPA

Alunos da Oca do Conhecimento Ambiental da Zona Norte, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram uma aula diferente na manhã desta sexta-feira, 4, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Os 38 alunos da Oca participaram do projeto Circuito da Ciência, que proporcionou aos estudantes atividades científicas e sociais de forma descontraída.

O projeto, que também contou com a participação de quatro escolas estaduais, existe há 15 anos e já promoveu o conhecimento científico, com diversas atividades sociais, para mais de 200 escolas. De acordo com o coordenador do projeto, Jorge Lobato, levar a ciência para as crianças é sempre gratificante.

“Estamos há 15 anos com esse projeto maravilhoso. É sempre importante manter esse compromisso de aproximar as crianças com a ciência e fazer com que todos se interessem. Trazer essas crianças para o Bosque da Ciência e proporcionar esse dia diferente de aprendizagem”, destacou.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama, informou que o projeto existe desde 2005 e a cada ano ganha mais força dentro das comunidades, pois além de trabalhar com alunos no contraturno de suas aulas regulares, o projeto também é voltado para comunitários que se interessem pelas questões ambientais.

“Temos a Oca da Zona Norte, a Oca da Zona Leste e agora temos a Oca no Puraquequara. Nós trabalhamos com uma educação não formal. Não damos somente aulas teóricas dentro de salas de aulas, nosso foco é fazer com que crianças, jovens e os adultos das comunidades se interessem pelo meio ambiente. Na oca, temos projetos, como o Promoção de Mudas, onde orientamos sobre a importância das árvores, de como devem ser plantadas e fazemos a distribuição das mudas para os participantes. Portanto, esse conhecimento obtido com o projeto se torna importante para o trabalho que já realizamos”, destacou Gama.

A forma lúdica e descontraída como as questões ambientais são repassadas para os alunos e visitantes se torna uma maneira de atrair a atenção de todos e fazer com que aprendam brincando, como informou o diretor-substituto do INPA, Estevão Monteiro de Paula. Ele destacou, ainda, a importância da parceria com as empresas privadas.

“Com exposições descontraídas, as pessoas aprendem brincando e absorvem de forma simples o conteúdo. A parceira com empresas privadas, que são sensíveis a questões ambientais, é muito importante para a realização do projeto. Faz com que nós, do INPA, continuemos reforçando o nosso trabalho para que o projeto ocorra por mais anos”, relatou.

Ocas

Projeto idealizado pela Vara do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Oca do Conhecimento Ambiental tem como finalidade desenvolver ações socioeducativas utilizando a educação não formal, com alunos no contraturno das aulas regulares, além de dar apoio e fortalecimento no tema de educação ambiental, voltado para o público escolar e para a comunidade em geral. As Ocas surgiram de uma ação da Justiça, como forma de compensar algum dano causado por pessoas ou empresas ao meio ambiente.

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 3632-2054