15/08/14 | 16:00
Alunos da Escola Municipal São Luiz apresentam Feira de Ciências sobre meio ambiente e reciclagem

A preocupação com o meio ambiente e a importância da reciclagem foram alguns dos assuntos abordados pelos alunos da Escola Municipal São Luiz, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, durante a Feira de ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, apresentada nesta sexta-feira, 15.

Os assuntos apresentados em sala de aula foram trabalhados pelos professores com os alunos dentro de cada disciplina, como informou a pedagoga da unidade, Erika Cordeiro.

“Cada professor foi orientado a trabalhar com os alunos dentro de sua disciplina as dificuldades das crianças. Na Matemática, foi identificado que os alunos tinham dificuldades nas equações e nas resoluções dos problemas, os dois professores de matemática se juntaram e criaram jogos que ajudaram nessa questão, um usou material reciclável e o outro levou para o lado tecnológico, explorando o tema da Feira de Ciências. Outra disciplina que criou projetos para usar nas aulas foi a Educação Física, o professor criou, com os alunos, brinquedos com materiais

Aluna do 8º ano, Deuziene da Silva Monteiro, 14, informou que durante a elaboração do projeto de Matemática conseguiu entender melhor os problemas e equações da disciplina.

“A gente sentia uma dificuldade maior para resolver as equações, quando o professor trouxe a sugestão de criar um brinquedo matemático nós ficamos curiosos, participamos da criação e fomos aprendendo como resolver os problemas”, relatou.

Os projetos dos alunos foram apresentados para toda escola e também foi aberto para a comunidade. Os pais, que puderam tirar um tempo para ir à escola, acompanharam o resultado do trabalho que os alunos estavam produzindo desde o começo do ano. A dona de casa Etelvina de Sá Colares, mãe do aluno Ezequias Colares, 9, do 4º ano, informou que tenta acompanhar de perto as atividades escolares do filho e relatou a importância da Feira de Ciências.

“É um incentivo para os alunos, a Feira de Ciências é importante para levar o conhecimento da reciclagem. O Ezequias, durante a elaboração do projeto, mudou até o comportamento em casa, agora ele tem uma preocupação maior com o que pode ser reutilizado. Sempre que posso participo das atividades dele no colégio, acho importante essa interação e apoio”, informou.

A escola aproveitou o tema da Feira de Ciências para manter o jardim conservado, os alunos criaram um sistema de irrigação de plantas por meio de reciclagem com garrafas pet.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054