22/06/15 | 8:46
Alunos da Escola Municipal Professora Marly Barbosa participam de palestra sobre ciência

Para incentivar a pesquisa cientifica e aprender sobre as funções da ciência, alunos das turmas do 9º ano da Escola Municipal Professora Marly Barbosa Garganta, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, receberam na tarde desta sexta-feira, 19, uma palestra com o tema ‘Um Pouco Sobre Ciência’. A palestra foi realizada pela bióloga e coordenadora técnica científica do Programa Ciência na Escola (PCE), Dayse Ferreira.

De acordo com a palestrante, o momento foi de conversa com os alunos que estão a um passo do Ensino Médio para explicar um pouco mais sobre a ciência e incentivá-los a se tornarem pesquisadores científicos.

“Essa palestra é mais uma conversa com os alunos para explicar para eles o que é a ciência, o que significa essa palavra que muitos já ouviram falar, mas nem todos conhecem. Mostrar quais as áreas e as funções da ciência. Além disso, posso compartilhar com eles a minha experiência como pesquisadora de mamíferos. Durante a conversa, abordamos sobre a importância da luz para a biodiversidade. A intenção é instigá-los a se tornarem cientistas e incentivar a pesquisa sobre a ciência”, informou.

Para o aluno do 9º ano Bryan Barbosa Bastos, 14, que participou da palestra, a iniciativa é importante para somar ao conhecimento que eles têm durante o ano letivo na disciplina de ciências.

“A professora de ciências sempre conversa com a gente e nos ensina sobre a biodiversidade, mas uma palestra como esta vem para somar, agregar e aprimorar mais o nosso conhecimento”, relatou.

Para a gestora Gloria Pastora, a palestra tem importância para a vida acadêmica dos alunos. Ela ressaltou, ainda, que a escola teve um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com o tema ‘Coleta e Aproveitamento das Aguas Pluviais como alternativa sustentável’.

“É importante para a vida acadêmica dos alunos, por ter uma aprendizagem melhor dentro do conhecimento cientifico deles. É um trabalho maravilhoso. Nós tivemos um projeto sustentável de nossos alunos aprovado pela Fapeam e acredito que palestras como estas podem incentivar e despertar o interesse de outros alunos”, salientou.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054