06/05/19 | 18:39
Alunos da Escola Municipal João Goulart participam de palestra sobre ‘Bullying’

O Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), executado pela Divisão de Apoio à Gestão Educacional (DAGE) do órgão, realizou nesta segunda-feira, 6/05, a palestra ‘Bullying e violência escolar’. O evento foi na da Escola Municipal João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.

A palestra teve com objetivo mostrar aos alunos as peculiaridades do Bullying, como se prevenir e evitar que as implicações emocionais que podem ocorrer com esse tipo de violência.

De acordo com o técnico da DAGE, Marcello Fontenele, ideia do Nupi é buscar parcerias para solidificar e efetivar as ações e projetos da rede municipal de ensino.

“O Núcleo foi criado para secretaria estabelecer parcerias públicas e privadas, para ajudar a viabilizar ações e projetos em toda a rede. Hoje temos duas instituições envolvidas, mas a ideia é aumentar prospectar mais parcerias”

A palestra foi ministrada por oito estudantes de direito do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Participaram do evento aproximadamente 160 alunos, do 5º ano do ensino fundamental. Um deles foi Renato Sousa de Andrade, 10. Segundo o estudante, a tarde foi repleta de conhecimento sobre ‘Bullying’, inclusive, de que as pessoas que sofrem esse tipo de violência tendem a ficar abaladas emocionalmente.

“Hoje é descobrir que o Bullying é muito ruim, porque ferir e magoar alguém, pode fazer com a pessoa fique  isolada, ou seja, aprendi que isso é muito ruim”.

Para a gestora da unidade de ensino, Ana Lúcia Nascimento, a ação ajuda a secretaria a ampliar a discussão sobre a temática no ambiente escolar.  “Esse tipo de informação deve ser frequentemente divulgada para evitar casos de violência no ambiente e para conscientizar os alunos que isso ruim”, disse.

A temática , segundo a coordenação do Núcleo pode acontecer em outras unidades, para isso basta que as escolas solicitem via Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp).

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Jéssica Salomão

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054