11/12/15 | 17:18
Alunos da Escola Municipal Dom Luiz Soares Vieira recebem certificado do Proerd

20151211_144352Setenta alunos, do 5º ano, da Escola Municipal Dom Luiz Soares Vieira, localizada no Bairro Novo Aleixo, zona norte, receberam, na tarde desta sexta-feira, 11, certificados de participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade, que também marcou o encerramento das atividades do ano letivo de 2015, contou com a presença de aproximadamente de 200 pessoas, entre estudantes, professores, demais funcionários da unidade, convidados e pais, além de autoridades da Policia Militar.

O Programa é desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Policia Militar do Amazonas. O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a PM, a escola e a família, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as influências diárias que podem influenciar o consumo de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

20151211_141048Na Escola Municipal Dom Luiz Soares Vieira, o Programa já faz parte das atividades extracurriculares desde 2007. Com esta formatura, já passaram pelo curso de capacitação 560 alunos.

A gestora da escola, Simone Monteiro Pereira, destacou que o programa contribui na formação de caráter e cidadania dos alunos que passaram pelo o curso.

“O curso trabalha com a prevenção contra as drogas. No curso, os alunos são instigados a debater sobre o assunto que faz um grande mal à sociedade. O programa é fundamental para conscientizar e mostrar aos adolescentes que seu uso de drogas pode trazer, por exemplo, problemas à saúde, a sua vida pessoal, a sua família e no fim a todos que estão ao seu redor. Por isso, acreditamos que este programa contribui de fato na formação humana, na sua personalidade e, sobretudo, cidadã”, enfatizou a Simone.

20151211_141048A formação iniciou em julho desde ano. As aconteceram uma vez por semana, sendo em dias e horários alternados, porque havia estudantes tanto do turno matutino quanto do vespertino.

Um dos estudantes que participou do curso foi o aluno do 5º ano do turno matutino, Anderson Luís. Durante o evento, ele explicou que as drogas são todas as substâncias capazes de produzir alterações nas sensações físicas, psíquicas e emocionais.

“Durante o curso aprendi que o uso de drogas pode ocasionar doenças como câncer de boca, de língua, de garganta e causar dependência. Além disso, aprendi que a droga não é só cerveja e maconha, mas também, vários tipos de substâncias que utilizamos podem ser caracterizadas como drogas. Assim, podemos dividir as drogas em lícitas (remédios, cerveja, cigarro etc) que são substâncias que a venda é permitida e as ilícitas (maconha, a cocaína, o ecstasy, o crack, a heroína e demais) que a comercialização e proibida”, falou.

20151211_141806Durante o curso os alunos produziram redações, destacando o que aprenderam durante as aulas e sobre o programa como um todo. Ao longo do evento de formatura, dois alunos que escreveram as duas melhores redações receberam medalhas. A estudante Bianca de Araújo, de 11 anos, do 5º B vespertino, foi umas das alunas que ganhou a medalha. “Tudo o que eu aprendi foi muito importante e levarei para toda a minha vida”, observou.

Solenidade

Além dos certificados, foram entregues medalhas a dois alunos que fizeram as melhores redações sobre o conteúdo ensinado ao longo da formação.

Proerd

O programa originário nos Estados Unidos, atualmente, é desenvolvido em 40 países conveniados. No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992 e já ganhou adesão em todos os Estados. No Amazonas, vem sendo desenvolvido desde 2002. Nesse período, já atingiu mais de 338.000 mil estudantes em todo o Estado.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Divulgação Escola Municipal Dom Luiz Soares

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054