17/09/14 | 12:06
Alunos da Escola Municipal Antônio Matias prestigiam apresentação de orquestra

Alunos, educadores e comunitários da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes prestigiaram a apresentação do Projeto Orquestra Verde em Concerto, desenvolvido pela Orquestra Vozes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta terça-feira, 16. O evento cultural aconteceu na quadra poliesportiva escola, localizada no Bairro da União, zona Oeste.

Além da orquestra, houve a participação de 10 alunos da unidade, do 6º e 9º ano, que dançaram duas músicas durante a apresentação dos músicos.

“Projetos como esse ajudam a mostrar um outro lado da cultura para os alunos, pois para alguns, isso é totalmente novo”, destacou a gestora da escola, Patrícia Barros de Araújo.

Ao longo do ano a escola trabalha com a divulgação da cultura amazonense. Um dos projetos desenvolvidos pela unidade é o Projeto Encantar-te, realizado há sete anos. Nele, os alunos declamam poesias, fazem pinturas, participam de aulas danças com profissionais e visitam espaços culturais da cidade, como teatro Amazonas e a Academia Amazonense de letras.

“Há algum tempo tínhamos o desejo de trazer uma orquestra para escola. A ideia surgiu desde o momento que começamos a desenvolver outro projeto, também voltado a cultura que se chama Sarau Literário que, inclusive, está na 7ª edição. O nosso objetivo era apresentar a nossa comunidade e nossos alunos a harmonia dos instrumentos musicais e a beleza de uma orquestra”, explicou a coordenadora do Projeto Encantar-te, Darcilene Lamego.

O repertório contou com músicas que fazem parte cenário do rock nacional, como ‘Que País é Este’ da banda Legião Urbana,  internacionais como ‘Eleanor Rigby’, dos Beatles, músicas que demonstram a beleza brasileira, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso e canções do próprio maestro Adelson Santos.  Ao total foram 14 canções, interpretadas por cerca de 40 músicos, em cerca de uma hora.

Para o aluno do 7º ano, Moises Ferreira Braga, que teve a oportunidade de assistir uma orquestra pela primeira vez, destacou a organização e o talento dos músicos. “O que mais me chamou atenção foi a organização e o talento dos músicos. O que mais achei interessante foi que apesar haver vários instrumentos compondo a orquestra, cada um tem um papel particular no concerto. Adorei a apresentação, foi ótima”.

Outra aluna, também do 7º ano, Lia Araújo, disse que a apresentação foi digna de aplausos. “Fiquei emocionada. Achei tudo lindo. A orquestra, os músicos, o maestro estão de parabéns pela a linda apresentação”, falou a aluna.

O Projeto Orquestra Verde em Concerto existe a cerca de 3 anos. Faz parte dele alunos do curso de graduação em música e professores do Centro de Artes da Ufam (Caua). O mentor e regente do projeto, o maestro Adelson Santos, agradeceu a Escola Municipal Antônio Matias pelo o convite e disse que está aberto para novas oportunidades.

“Sentimos-nos honrados e ao mesmo tempo agradecidos pelo convite e pela oportunidade de mostrar o nosso trabalho e de levar música de boa qualidade e conhecimento, por meio das canções que interpretamos  nesta noite. Estamos agradecidos mesmo e abertos a novos convites”, destacou Adelson Santos.

TEXTO: Emerson Felipe

FOTO: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054