31/07/15 | 12:13
Alunos da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes visitam Largo São Sebastião

IMG-20150729-WA0077Com o objetivo de reforçar o enriquecimento cultural dos alunos, estimulando a visitação em pontos históricos e turísticos de Manaus, os estudantes da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes visitaram, na noite desta quinta-feira, 30, o Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. A Ação faz parte do projeto Aula Cultural.

O gestor da escola, o historiador Rodrigo Froés, explicou que esse contato in loco dos alunos com o patrimônio cultural da cidade é uma maneira de ampliar o universo cultural dos envolvidos. Segundo ele, o projeto visa também estimular a permanência dos alunos em sala de aula, uma vez que os estudantes do noturno são os que mais abandonam a escola.

“Sabemos que muitas pessoas nunca entraram no Teatro Amazonas ou não conhecem a história do monumento localizado no Largo São Sebastião, por exemplo. Por isso, decidimos fazer essa visitação para fazer os esclarecimentos aos nossos alunos. Nossos meninos do diurno já visitaram o Paço da Liberdade”, destacou.

IMG-20150729-WA0034Conforme Fróes, os alunos foram consultados e elegeram o Largo como o local da visita técnica. Ele disse, ainda que, os professores em suas aulas trabalharam pesquisas sobre o Teatro Amazonas, os monumentos do Largo de São Sebastião.

“Aquele monumento Abertura dos Portos, localizado bem no meio do Largo e rodeado por árvores, foi erguido em homenagem à abertura dos portos do Brasil para o comércio com outros países além de Portugal”, explicou.

Construído em mármore com um incrível número de detalhes, o monumento possui no topo um figura feminina, que representa a Amazônia, sendo cortejada por Hermes, deus grego do comércio, conforme explicou o professor de História da escola, professor Joaquim Rêgo.

A aluna Kássia da 4ª fase “A” disse que a visita narra com alegria à saída da escola, pois para ela vê de pertinho algo que é estudado nos livros vale a muito a pena. “Espero que tenhamos muitas outras aulas como essa, pois quero conhecer também a Praça da Polícia e o Palácio Rio Negro”, afirmou
.
Para o gestor Fróes, as visitas poderão refletir no desempenho escolar nas diferentes áreas do conhecimento, complementando a formação dos alunos e ampliando seus horizontes culturais. “Nós só amamos e valorizamos o que conhecemos”, disse.

Texto e foto: Escola Municipal Antônio Matias

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054