10/07/15 | 19:00
Alunos da Escola Municipal Antônio Matias discutem temáticas voltadas ao Meio Ambiente

 

Culminância das atividades. EM. Antonio Matias. Fotos Cleomir (16)Uma aula diferente. Assim foi o método pedagógico utilizado nesta sexta-feira, 10, pela Escola Municipal Antônio Matias, localizada no bairro da União, zona Centro-Sul, para discutir e promover a conscientização ambiental em seu espaço escolar.A atividade trata-se da 1ª ExpoMeio Ambiente que envolveu cerca de 400 alunos da unidade de ensino que trabalhou temas importantes como desperdício de água, causas e consequências do efeito estufa, formas de prevenção da dengue, entre outros. Na oportunidade, foram expostos cartazes, painéis e slides que apresentaram as temáticas ambientais de forma lúdica e criativa.

Culminância das atividades. EM. Antonio Matias. Fotos Cleomir (33)“O nosso objetivo com este trabalho é aliar a teoria trabalhada em sala de aula com a prática, envolvendo o aluno no processo de aprendizagem e, principalmente, tornar uma aula tradicional em uma aula atrativa”, destacou o gestor da escola, Rodrigo Froés.

O gestor ainda explicou como o método de ensino, que envolve diversas disciplinas, pode promover o interesse e impactar a aprendizagem dos alunos. “Com este modelo de aprendizagem, percebemos um reflexo positivo no rendimento escolar, na aprovação, na diminuição de evasão e em avaliações oficias como a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), em que subimos de 30º para 20º , neste ano. Isto prova que ações integradas de ensino impactam a aprendizagem e motivam os nossos alunos a aprender”, ressaltou.

Culminância das atividades. EM. Antonio Matias. Fotos Cleomir (35) (1)Os trabalhos aconteceram, no primeiro momento, na quadra poliesportiva da escola, com apresentações culturais, dramatizações, declamações de poesias e de parodias, destacando os temas abordados e, posteriormente, nas salas de aulas. Segundo a professora de ciências e uma das organizadoras do evento, Rosa Lilian, a atividade aconteceu a partir de um processo de ensino aprendizagem.

“A ideia foi trazer temas atuais e diretamente ligados à realidade da sociedade. O trabalho foi feito por meio de pesquisa e estudo de caso. A principio dividimos as turmas em grupos, em seguida estes grupos fizeram uma pesquisa escrita e, depois, decidimos fazer esta culminância  para demostrar todo o conhecimento adquirido por eles mesmos e expor a temáticas ”, observou a educadora.

Dentre os temas abordados na atividade estava: “Não desperdice água – Economize cada gota d’água”; “Tabagismo”;“Todos contra a dengue”; e “ Aquecimento Global” que foi trabalhado pela turma do aluno do 9º ano, Ikaro Motta. De acordo com adolescente atitudes simples podem trazer grandes resultados,

“Apesar de ser adolescente, tenho a consciência de que o meio ambiente deve ser tratado como deveria, ou seja, com respeito e cuidado. A respeito do efeito estufa, pequenos gestos como preservar árvores ou áreas verdes, ter cuidado com descarte do lixo e evitar a proliferação de queimadas podem contribuir para inibirmos o efeito estufa”, salientou Ikaro.

“O nosso papel enquanto Secretaria Municipal de Educação (Semed) é motivar as escolas a realizar momentos como este, que além de proporcionar conhecimento aos nossos alunos, tornar-os mais críticos e responsáveis pelo meio ambiente”, descreveu o coordenador da Educação Fiscal, André Soledade.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054