11/10/12 | 14:34
Alunos da Escola Thomás Meirelles recebem na Semana da Criança o 131º Telecentro

Na semana que se comemora o Dia das Crianças, alunos da Escola Municipal Thomás Meirelles (bairro Petropólis) recebeu nesta terça-feira, (9), o novo recurso tecnológico que propiciará o acesso  gratuito à internet e mídias educacionais.

O Telecentro é um espaço aberto a toda comunidade, com computadores conectados à internet implantados a partir de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  Tem como intuito levar a inclusão digital às escolas e aos bairros de Manaus.

Esses espaços oferecem o uso da internet para pesquisa e trabalhos escolares, cursos à distância para os alunos, aulas de informática para os moradores do bairro, além de internet sem fio para a comunidade.

Segundo a gestora, Maria do Socorro Ibiapina, a unidade tecnológica atenderá 600 alunos do 1º ao 5° ano.

“O telecentro é uma grande conquista social que eu sempre lutei. O novo espaço abre uma porta para a comunicação do aluno com o mundo das informações. Vamos organizar a participação da comunidade, explicar o método de acesso ao telecentro para que todos possam aproveitar esse espaço”, destacou a gestora.

Para o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, as ações da secretaria visam fazer da cidade de Manaus um lugar melhor para se viver.

“Os alunos estão tendo hoje uma oportunidade de aprendizado e crescimento que muitos dos pais não tiveram no passado. Estamos entregando o Telecentro que permitirá a utilização da internet, cursos de informática e o acesso às informações do mundo inteiro. A educação de qualidade se deve ao compromisso em sala de aula na figura do guerreiro que é o professor”, ressaltou o Secretário.

A aluna do 5° ano, Ana Gabriele, 11, pretende utilizar o telecentro para as pesquisas escolares. “Além de fazer meus trabalhos de sala de aula, gosto de aprender novas coisas, pesquisar assuntos interessantes e utilizar os jogos no computador”, afirmou a aluna.

“Esse laboratório ajudará bastante no desenvolvimento do meu filho. Eu gastava demais em lan house, agora, vai me ajudar bastante. Hoje, a internet é muito importante para o aluno só devemos ter o cuidado para utilizar. Eu particularmente gosto da informática e pretendo fazer todos os cursos disponíveis”, afirmou a mãe do aluno Iserlohn Freitas Vieira, 11, Jane Carla, 27.

A Escola Municipal Thomás Meirelles desenvolve os projetos de Educação Fiscal, Saúde na Escola, Protetores do Ambiente, Educação para o trânsito, Educar para preservar , Drogas, Diga não!, dentre outros.