14/06/12 | 11:58
Alunos da EMEF Madre Tereza de Calcutá recebem certificados pelo Curso da Defesa Civil

Cinqueta e um alunos na faixa etária de 12 a 17 anos, da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, bairro Nova Floresta, Zona Leste da cidade, receberam na manhã desta quarta-feira, 13, o certificado de participação do Curso de Defensor Comunitário, na quadra da unidade educacional.

A ação é uma pareceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Defesa Civil Manaus. A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, membros da Defesa Civil Manaus, professores, alunos, educadores, pais dos estudantes e convidados.

O curso foi realizado com aulas aos sábados pela manhã. Na oportunidade, os jovens multiplicadores receberam um kit com todo material, além de uma apostila informativa contendo os temas: fundamentos de defesa civil, prevenção ao meio ambiente, atendimentos de primeiros socorros, como evitar desastres domésticos e ainda contou com o apoio dos profissionais do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

“Nós estamos dentro do tema da Secretaria ‘A escola na construção da cidadania’. Essa parceria com a Defesa Civil que culmina na formatura dos alunos do curso fortalece esse trabalho e a construção de estudantes cidadãos e críticos na comunidade. A importância é a potencialização das nossas ações visando à ética, os cuidados com a própria comunidade e com meio ambiente em geral”, explicou a diretora, Renata Moraes.

“Gostei muito das aulas de primeiros socorros”, disse a aluna Ingrid Celeste, aluna do 9º ano do turno matutino da escola, que aprovou o curso pelas informações passadas e principalmente porque ela também poderá informar para seus colegas sobre o conteúdo que foi transmitido pelos instrutores. “É bom saber como agir em uma situação de perigo e ao mesmo tempo saber me proteger e as outras pessoas em determinadas situações. Foi muito bom ter participado e espero ser útil para levar esse conhecimento a minha família e amigos”, comentou.

O chefe da Divisão de Respostas da Defesa Civil, Lopes Marinho, disse que o projeto Defesa Civil na Comunidade é justamente para levar os alunos próximos às áreas de risco e que eles possam também saber como agir quando ocorrer determinadas situações.

“Nós atuamos juntos a esses alunos levando conhecimentos que eles possam atuar junta na comunidade, na rua em que moram, na sua casa em aprender a não jogar lixo nas ruas, aprender a reciclar material, ter cuidado ao construir em algum terreno, mesmo não sabendo sobre arquitetura, em áreas de barranco e igarapés, enfim eles serão os disseminadores do trabalho que é realizado pela própria Defesa Civil”,completou.