06/11/17 | 17:33
Alunos da EJA participam de conscientização sobre bons hábitos alimentares

Alunos da 3ª e 4º fase da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, participaram de atividades de conscientização sobre bons hábitos alimentares. A atividade foi realizada na última sexta-feira, 3/11.

O evento encerrou uma série de atividades do projeto ‘IMC e atividade física: Prevenindo o sedentarismo e estimulando hábitos alimentares saudáveis na EJA’, executado de forma interdisciplinar.  Segundo o idealizador do projeto, o  professor de Educação Física, Dennys Gomes Ferreira, a iniciativa buscou incentivar hábitos alimentares saudáveis, por meio de estratégias educativas visando à prevenção e redução dos índices de obesidade.

O educador salientou que a iniciativa surgiu  da necessidade de se criar um mecanismo pedagógico que fosse possível repassar aos alunos as informações de forma direta e objetiva. “Decidi criar o projeto graças ao número de casos de alunos com sobrepeso e obesidade. Por conta disso, criamos e desenvolvemos atividades voltadas para a redução e prevenção da obesidade na escola”, explicou.

De acordo com o educador, o espaço escolar é lugar propicio  para discutir o  assunto, acrescentando que o projeto vai além dos muros da escola, porque envolve a comunidade em torno da unidade em atividades de entretenimento e desporto.

Programação do evento

Atividade contou com uma aula expositiva, em que foi discutida a importância, para que serve e como é feito o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que auxilia na identificação da obesidade ou desnutrição. Foi realizado também teste de antropometria, utilizado para a mensuração da altura e peso.

Foi realizada, ainda, uma palestra sobre hábitos alimentares, ministrada pela professora e nutricionista, Vânia Guida, que apresentou a importância de uma alimentação saudável, bem como os riscos que determinados alimentos podem trazem para a saúde, além de doenças desenvolvidas em decorrência da obesidade.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Divulgação Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054