Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 20 de outubro de 2020
-->
19/09/18 | 13:36
Alunos da Educação Especial têm aula de matemática durante tour pela cidade

Com objetivo de identificar a Matemática nos pontos turísticos da cidade, alunos da 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul, participaram do 3º Tour pela cidade de Manaus, na manhã desta quarta-feira, 19/9.

A ação faz parte do Projeto “A riqueza dos pontos turísticos de Manaus no mundo da Matemática” aprovado pelo Programa Ciência na Escola (PCE) e desenvolvido com alunos da unidade de ensino. No total, são beneficiados 14 estudantes da 3ª fase da EJA do programa.

A saída ocorreu no Teatro Amazonas, no ônibus de turismo da Amazonastur. No roteiro, os alunos conheceram o Relógio Municipal, Igreja da Matriz, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro Cultural Povos da Amazônia, Ponte Rio Negro e Arena da Amazônia.

A coordenadora do projeto na escola, Eliane Veiga Cabral da Costa, afirmou que a meta é levar os alunos para conhecer os pontos turísticos, história e geografia do Amazonas e, ao mesmo tempo, trabalhar a matemática.

“São dois alunos monitores, onde se observa que na Educação Especial a maioria dos nossos estudantes são banidos do convívio social, e muitos não conhecem bem a nossa cidade, muito menos nossos os pontos turísticos. Aqui eles aprendem de uma forma diferente a matemática e mostram para sociedade o valor que têm”, disse.

A agente de saúde, Cláudia Ferreira Maquiné, 48, mãe da aluna da 3ª fase da EJA, Gabrielly  Maquiné  Macena, 24, considerou um grande aprendizado para os alunos sair da sala de aula e ver de perto os pontos turísticos da cidade.

“Esse momento é de fundamental importância para eles terem mais visão sobre esses locais e aprenderem a matemática. Sempre acompanho minha filha, para mim é importante ver o desenvolvimento dela nesses projetos da escola”, ressaltou.

O aluno com deficiência intelectual da 3ª fase da EJA, Washington Teles Gama, 24, ficou encantado ao ver os pontos turísticos, mas principalmente o aprendizado in loco e de forma diferente sobre a temática do projeto.

“A professora trabalhou as formas geométricas desses lugares de todas as maneiras possíveis para nosso aprendizado. Esse passeio ajuda muito, porque vai mostrar para minha família o que faço na escola e o quanto aprendo”, contou.

Com Projeto “A riqueza dos pontos turísticos de Manaus no mundo da matemática”, a Escola Municipal André Vidal de Araújo, realizou o 1º Tour com os alunos ano passado, por vários pontos turísticos. O 2º Tour ocorreu em julho deste ano, no Largo São Sebastião, com estudo da parte externa na identificação da história, geografia e matemática do local.

 

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054