21/06/17 | 14:10
Alunos da Educação Especial participam de jogos das Paramunicipíadas

Com muita garra e determinação, os alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal competiram, na manhã desta quarta-feira, 21/6, durante a 2º edição das Paraolimpíadas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizada na Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital.

Cerca de 15 alunos com deficiência intelectual, entre 12 a 20 anos competiram na modalidade de atletismo de 75, 100 e 200 metros, salto em distância, arremesso de peso. Após as competições foram realizadas as premiações de 1º, 2º e 3º lugar.

Para a professora de educação física, Eliana Santos, que acompanhou os alunos na competição a disputa, as atividades são algo saudável e que ajudam a preparar os alunos para o mundo. “Os alunos especiais precisam estar inclusos e de uma forma ou de outra o mundo é feito de competição. Em todos os setores da vida existe uma competição e os nossos alunos precisam estar preparado para isso. Ganhar faz parte e perder também”, disse a professora.

Os alunos da Educação Especial disputarão ainda, nesta quinta-feira 22/6, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, o torneio de bocha, para alunos cadeirantes e com paralisia cerebral, que consiste na disputa entre duas equipes, em que é preciso acertar a bola menor. Também serão realizadas competições de natação.

De acordo com a coordenadora técnica das Municipíadas, Eneida Afonso, a competição entre os alunos de Educação Especial é uma preparação para que os estudantes participem do Jogos Escolares Estaduais (Jeas). “Esse formato de jogos que os alunos estão participando é de competição, o nosso objetivo é inserir essas crianças, para que elas tenham a oportunidade de competir em jogos municipais e estaduais”, comentou a coordenadora.

Também foram realizadas disputas das Municipíadas, nas modalidades de atletismo masculino e feminino, salto em distância e jiu-jitsu mirim, infantil e juvenil.

 

Texto: Érica Marinho

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054