13/11/17 | 11:29
Alunos da Educação de Jovens e Adultos podem participar de prêmio de Ciência e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia, voltado para premiar estudantes e jovens pesquisadores. Alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino poderão participar. As inscrições são em caráter individual ou em equipe e podem ser feitas no endereço eletrônico www.premiomercosul.cnpq.br, até às 18h (Horário de Brasília) do dia 02 de março de 2018.

A premiação na área voltada para o EJA chega até US$ 2,000 para o primeiro colocado, além de ganhar a publicação do trabalho e passagem aérea com hospedagem tudo pago para a cerimônia de premiação. A Divulgação do resultado ocorrerá até o dia 10 de maio de 2018, no mesmo endereço eletrônico onde foi feita a inscrição.

O prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados e é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

O objetivo da premiação é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e para o processo de integração regional, difundindo realizações os avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

O Prêmio esta dividido em cinco categorias: Iniciação Científica; Estudante Universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior; e Integração.  A categoria “Iniciação Científica” (modalidade individual ou em equipe) está direcionada para estudantes do Ensino Médio e Técnico, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Eja), regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, tendo, no máximo, 21 anos.

Para concorrer, o trabalho de pesquisa apresentado deve conter: nome do estudante ou autor principal (para modalidade equipe); nome dos membros da equipe (para modalidade equipe); identificação da escola ou instituição de vínculo, endereço, telefone e correio eletrônico do autor principal (para modalidade equipe), título do projeto ou trabalho de pesquisa; nome do professor orientador, quando for o caso, incluindo seu endereço, telefone, correio eletrônico, e a instituição de vínculo; resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências bibliográficas; assunto desenvolvido entre sete e dez páginas (incluindo a capa), em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5.

Inscrição e documentos exigidos

Para se inscrever, os interessados precisam preencher a ficha de inscrição; apresentar o Currículo Lattes do candidato, ou membros da equipe e professor orientador. Os currículos devem estar cadastrados e atualizados a partir de setembro de 2017; carta de Aprovação de vínculo institucional emitida pelo Diretor da instituição para a participação do aluno ou equipe.

 

Texto: Luiz Eduardo Cruz

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054