10/07/15 | 16:29
Alunos da Divisão Leste I participam de seletiva esportiva de olho nas Municipíadas

Divisão Leste I  realiza seletiva para MunicipíadasFoto: Cleomir SantosCerca de 500 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 13 escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I participam da seletiva para a disputa das VXIII Municipíadas, que acontecerá de 19 a 29 de setembro. A competição iniciou na última quarta-feira e seguirá até este sávado, 11.

O evento faz parte do calendário de atividades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa se tornar uma estratégia de inclusão social e descoberta de talentos esportivos para o município e o estado.

Os jogos acontecem nas modalidades de futsal, queimada, handebol, futebol de campo, vôlei de praia e voleibol, nas categorias infantil e juvenil, no masculino e feminino. Ao final dos jogos, classificam-se apenas as equipes campeãs por modalidade para a fase final das Municipíadas.

Divisão Leste I  realiza seletiva para MunicipíadasFoto: Cleomir Santos“Essa é a segunda edição dos jogos escolares e nós estamos realizando para desenvolver o esporte educacional dentro das escolas da divisão. É um momento de solidariedade e interdisciplinaridade, porque não é só o professor de educação física que acompanha. Professores de outras disciplinas estão à frente ajudando a desenvolver o esporte educacional”, explicou a assessora de educação física da DDZ Leste I, Edilene Colares.

Com sete equipes no infantil e juvenil, o futebol de campo movimentou, na manhã desta sexta-feira, 10, cerca de 150 alunos do 6º ao 9º ano. As partidas ocorreram no Campo do Coração do Zumbi, localizado no bairro Zumbi, zona Leste. De acordo com o coordenador Edson Souza, ex-jogador do Rio Negro, Grêmio Coariense e Fast, durante as seletivas os alunos têm a oportunidade de interação com outros colegas.

Divisão Leste I  realiza seletiva para Municipíadas Foto: Cleomir Santos“Todos os alunos esperam o ano todo por essa competição. É a oportunidade que têm de representar a escola que estudam, visando as Municipíadas. Além disso, o campeão vai participar dos Jogos Escolares do Amazonas. A importância desses jogos é muito grande pelo fato de estimular o esporte ao longo de toda vida”, salientou.

 

Já no ginásio da Escola Municipal Leonor Uchoa, no São José, foram disputados os jogos de futsal e queimada nas categorias infantil e juvenil, no masculino e feminino. O professor de educação física Eduardo Mota, da Escola Municipal Jorge Rezende Sobrinho, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, disse que participa da seletiva com 40 alunos, no futsal masculino e feminino, além da queimada e handebol no juvenil feminino.

“Nós informamos aos nossos alunos que é uma competição, mas ao mesmo tempo de forma instrutiva. Orientamos as crianças para que elas interajam com os alunos de outras escolas. É importante que o competitivo fique de lado para que possamos harmonizar e provocar a socialização entre todos”, observou, ressaltando que no futsal a escola foi a campeã das Municipíadas no ano passado, no juvenil masculino e feminino.

 

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054