22/05/17 | 12:17
Alunos de Cmeis da DDZ Centro-Sul participam da abertura de Festival Olímpico da Educação Infantil

_MG_9347Cerca de 200 alunos, além de professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na manhã desta segunda-feira, 22/5, na quadra da Escola Municipal Raimundo Teodoro Botinelly Assumpção, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, do Segundo Festival Olímpico da Educação Infantil, que neste ano tem como tema “Lendas Amazônicas”.

O Festival Olímpico, coordenado pela Divisão de Educação Infantil (DEI) da secretaria, tem como objetivo contribuir com o processo educacional da Educação Infantil de forma contextualizada, a partir de atividades psicomotoras e utilizando temas regionais como as Lendas Amazônicas e este ano pretende envolver os 116 Cmeis da rede, atingindo assim 100% das unidades.

_MG_9385Tiro com arco, jogos de combate, futebol, rúgbi, arremesso ao cesto, golf e corrida com tora, foram as modalidades nas quais os quase 200 alunos, dos 22 Cmeis da DDZ, que acontece até na próxima sexta-feira, 26/5. De acordo com o gerente da DEI, Alexandre Romano, o evento é uma forma de cumprir o currículo da modalidade de ensino.

“Esse ano nós escolhemos as Lendas Amazônicas como uma forma de que as crianças aprendam, interajam e brinquem sobre o tema. Esse é um processo que já vem sendo trabalhado com as professoras dentro da sala de aula, de forma contextualizada, por meio de pintura e dramatização de histórias”, disse Alexandre.

Os professores que fazem parte da Caravana de Educação Física participaram da organização do evento, junto com gestores das unidades de ensino e assessores pedagógicos da DDZ. A gestora do CMEI São Judas Tadeu, Eunice Barbosa Launé, no bairro Cidade de Deus, diz que o tema escolhido para o Festival vem contribuir com o que os alunos estudam dentro de sala.

_MG_9360“Diariamente as crianças vivenciam e estudam o tema do Festival, por meio de leitura visual, leitura verbal, já que elas ainda não fazem a leitura convencional e agora participando de modalidades voltadas para as nossas lendas”, explicou a gestora.

Os pais e responsáveis dos alunos também foram convidados a participar do evento e para Michelle Ventura, mãe do aluno Lucas Ventura, de 5 anos , do CMEI Padre Cláudio Dalbon, no bairro Novo Aleixo, a atividade é uma forma de reforçar nas crianças determinados valores. “Pra mim o festival é de suma importância para fazer criança relembrar e até para aquelas que não conhecem, assunto como as Lendas Amazônicas, a cultura do nosso povo e mostrar que aqui nós temos valores importantes e que eles cresçam entendendo da importância e valorizando os nossos costumes”, disse ela.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054