03/09/13 | 16:29
Alunos conhecem municípios do Amazonas em Mostra Cultural

Alunos da Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, bairro Ouro Verde, zona Leste, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do interior do Estado na Mostra Cultural Municípios do Amazonas, com o tema “Conhecendo nossas Diversidades”, nesta terça-feira, 03. Cerca de 200 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, dos dois turnos da escola, participaram do evento.

A preparação da comunidade escolar com os professores começou em maio, com pesquisas, visitas externas, confecção de maquetes e estudos em sala de aula. “Como nós estamos em Manaus, às vezes desconhecemos o que acontece em outros municípios. O objetivo da mostra foi conhecer a cultura, a localidade, as festas populares, a economia diferente da capital. Além disso, aprenderam sobre a arquitetura, o conhecimento, as artes plásticas e o conhecimento histórico das cidades”, afirmou a professora Neusa Lourenço Arantes de Oliveira, coordenadora do evento.

A professora de História, Luciane Campos, trabalhou com 32 alunos do 8º ano, sobre o município Manacapuru e todas as suas particularidades. Para a educadora, o fundamental é que os alunos saibam a importância de cada cidade do interior do Amazonas.

“Nossa proposta, ao realizar esse trabalho é fazer com que os alunos ampliem seus conhecimentos e aprendizados. Como, por exemplo, que eles trabalhem em equipe, socializem o que cada um tem de experiência de vida e que tenham contato direto com as informações do histórico, economia, aspectos culturais, geografia, entre outros”, declarou.

O aluno do 6º ano, Weik Santos de Oliveira, 11, ficou responsável pela apuração das atividades econômicas do município de Autazes. De acordo com o estudante, as pesquisas iniciadas em agosto fizeram com que ele conhecesse um pouco mais da cidade famosa pela produção leiteira.

“Eu aprendi que, geralmente, as atividades predominantes nessa localidade são a pecuária, agricultura e indústria. Geralmente, nessa cidade, existe uma grande pedra de silvinita que é utilizado como fertilizante. Com isso, Autazes possui muitos bens e vários benefícios com essa pedra, consequentemente se produzir muito e ganha dinheiro para cidade”, disse.

Programação

Os alunos desfilaram com as bandeiras dos municípios, além disso, houve a apresentação da peça teatral “Lenda do Guaraná”, pelos alunos do 6º ano, sobre o município de Maués e a apresentação da “Ciranda de Manacapuru” e a Mostra nas salas temáticas dos municípios pela comunidade escolar.