26/08/11 | 14:18
Alunos concorrem a notebook na escolha do nome do programa de coleta seletiva

Os alunos das três escolas municipais onde foi lançado o programa de coleta seletiva total, pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Limpeza Pública (Semulsp) vão escolher o nome do projeto e o slogan que pretende implantar pontos de entrega voluntária em todas as 480 escolas municipais, por meio de concurso.

O desafio foi lançado pelos secretários José Aparecido (Semulsp) e Mauro Lippi (Semed), para estimular a participação de todos os alunos do complexo educacional formado pelas escolas municipais Aristóteles Comte de Alencar, Governador Amazonino Mendes e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Poeta Antônio Gonçalves Dias – as primeiras unidades onde a coleta seletiva será implantada.

Segundo José Aparecido, professores vão organizar a seleção e o nome escolhido irá identificar o novo projeto da Prefeitura. O aluno cujo nome for escolhido vai ganhar um notebook da Semulsp, na próxima quarta-feira (31), quando os dois secretários voltarão à escola para entregar o prêmio e, também, acompanhar a primeira coleta seletiva do local. “As escolas municipais já vão começar a receber os recipientes para a coleta seletiva e os conscientizadores vão atuar em várias escolas por dia até alcançarmos a meta”, aponta o secretário. As lixeiras têm a cor vermelha (plástico), verde (vidro), amarelo (metal) e azul (papel/papelão).

Na manhã desta quinta-feira (25), a Comissão de Educação, Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), responsável pelo processo de educação dos grupos sociais que irão atuar na coleta seletiva voltou à escola com mais de 30 agentes ambientais para ensinar em cada sala de aula como os estudantes devem fazer para separar o lixo seco (reciclável) do úmido ou orgânico (que deve ir para o aterro controlado).

Participação

Um segundo notebook foi assegurado pelo secretário José Aparecido dos Santos, ao aluno de uma das três escolas que levar mais material reciclável para a unidade escolar, durante toda a semana.

As quantidades doadas pelos estudantes deverão ser anotadas por seus professores e, quando a primeira coleta for feita na próxima quarta-feira (31), aquele que conseguiu mais resíduos também irá ganhar um notebook.

Assessoria de Imprensa da Semulsp