12/04/18 | 15:49
Alunos autistas da Semed assistem jogo na Arena da Amazônia

O confronto entre Manaus FC e Paysandu, pela Copa Verde, na Arena da Amazônia na noite de quarta-feira, 12/4, foi especial para um grupo de 11 alunos da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, com Transtorno do Espectro Autista. Os alunos puderam entrar em campo com os jogadores do clube amazonense, levando a conscientização do Dia Nacional do Autismo, comemorado no dia 02/4.

Os estudantes foram muito bem recebidos pela equipe que trabalhou no estádio e durante o tempo que estiveram na arena, mantiveram a animação. Apesar do placar dentro de campo não ter sido favorável ao Manaus FC, que perdeu por 2×1, a mensagem de inclusão foi passada para o público que esteve em excelente número.

Para que esse encontro acontecesse, a coordenação de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representada pelo professor Ronnie Melo, enviou a solicitação ao clube que prontamente atendeu ao pedido.

“É uma ação maravilhosa que dá a oportunidade das crianças assistirem ao jogo na Arena da Amazônia, que foi um dos palcos da copa do mundo. Essa é uma maneira de proporcionar um ensino de qualidade para os nossos alunos”.

Para o gestor da escola, Helivan Dantas, foi mais uma importante forma de integração desses estudantes. “Essas ações de inclusão buscam integrar nossos alunos e comunidade. Realizamos uma programação bem extensa para conscientização e esse momento de hoje vem fechar com chave de ouro”.

A mãe do aluno Nicolas Gabriel, 15, a dona de casa Jaqueline Rodrigues, 42, conta que esse tipo de ação é muito gratificante, uma vez que as barreiras de preconceito ainda são muito grandes. “Ele ficou bem ansioso, feliz e ele até achou que ia jogar bola, mas o fato de ele ver e ficar ao lado dos jogadores o deixou muito feliz”.

 

Texto e fotos: Alexandre Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054