15/08/14 | 15:46
Alunos apresentam trabalhos para reduzir desperdício de papel

O uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizado e a reciclagem de papel foram temas da 2ª Feira de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação Ambiental da Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, localizada na Rua Angelim, bairro Jorge Teixeira, zona leste. Cerca de 100 alunos colaboraram diretamente com a produção da feira.

A gestora da unidade, Maria das Graças Câmara Mota, explicou como os trabalhos foram produzidos. “Os alunos estão trabalhando com o tema ‘alfatebização x tecnologia’ e ‘transformar é criar, do lixo para o novo’. A participação foi muito boa, todos trabalharam e gostaram muito. Houve a colaboração de vários professores e os alunos estão aprendendo bastante com a feira”.

Com o objetivo de reduzir o número de papel desperdiçado na escola, alunos do 5º ano C e F, ensinaram aos demais estudantes como reaproveitar o papel. “Nós estamos repassando que a reciclagem de papel é de extrema importância para a natureza, pois a produção de cada folha reduz as nossas matérias primas, que vem dos recursos naturais. Nós queremos diminuir esse lixo na escola e reduzir a poluição”, informou Aline da Silva Monteiro, de 10 anos.

Ela contou que os estudantes coletaram cerca de 30 sacos de papel, de 200 litros cada, para reciclagem.  “Nós recolhemos os papéis das salas de aula, depois colocamos de molho por 24 horas, colocamos água, maisena, duas colheres de cola e batemos no liquidificador por três minutos. Depois colocamos na tela e deixamos para secar por 24 horas”, relatou.

Na segunda sala, vários jogos recreativos pedagógicos foram criados para complementar as atividades dos Pro-UCAs (Programa Um Computador por Aluno), conforme explicou a pedagoga Karla Feitoza. “Eles confeccionaram jogos com base naqueles que já existem nos computadores. Foi um meio de subsidiar a teoria com a prática”.

Para o aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, Pedro Garcia, 9, as apresentações estão servindo para diversão e aprendizagem. “Gostei muito dos dois temas. Primeiro aprendi a reciclar papel e vou ensinar para minha família. Depois brinquei com os jogos e ainda aprendi matemática”.

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Lton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054