20/08/14 | 17:33
Alunos apresentam projetos sobre rádio e água em Feira de Ciências

‘Transmissão Radiofônica’ e ‘Abastecimento de Água’ foram os assuntos abordados pelos alunos da Escola Municipal Professor Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro João Paulo 2, Zona Leste, nesta quarta-feira, 20, durante a 2ª Feira de Ciências, Tecnologia e   Educação Ambiental, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo o professor de Ciências Naturais, Mosani Santiago, as turmas do 8º ano apresentaram os trabalhos.

“Foram dois temas, mas dentro desses temas da ‘Transmissão Radiofônica’ e ‘Abastecimento de Água’ nós trabalhamos outras questões relevantes para os alunos e para a sociedade, como a tecnologia, a historia, as questões sociais, de como o som do rádio chega às casas, como as taxas de água são cobradas e o problema da falta de água na cidade. Foram dois meses na elaboração dos projetos, como maquetes, cartazes entre outros trabalhos”, informou.

 

O projeto sobre o ‘Abastecimento de Água’ foi apresentado pelos alunos Bruno Rodrigues da Silva, Kailane Assis de Figueiredo e Sharlene de Souza, todos de 13 anos. Bruno informou que aprendeu ainda mais sobre a importância de preservar a água.

“Não podemos deixar a água acabar, aprendi que temos que preservar, aprendi sobre o abastecimento de água e que não pode jogar lixo. A água é importante para sobreviver”, relatou.

Quem explicou sobre a ‘Transmissão Radiofônica’ foram os alunos Janderson Cavalcante de Souza, 14, Jessica Sabrina Alves Carneiro, 13, Paulo Henrique Souza da Silva, 13, e Djair Silva Gama, 14. Janderson disse que foi uma novidade aprender sobre o rádio.

“Eu não sabia como o som chegava às casas, não sabia de onde saía. Durante as pesquisas que aprendi sobre a transmissão e sobre a história do rádio”, informou.

Durante a Feira de Ciências os alunos também prestigiaram a palestra do professor Ivo Aguiar, que conversou com os adolescentes sobre a importância da leitura.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054