27/02/15 | 18:16
Alunos aprendem a combater a Dengue e a Chikungunya

Os alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta assistiram uma palestra que ensinou como prevenir e identificar os sintomas da Dengue e da febre Chikugunya, na tarde desta sexta-feira, 27. A escola está localizada no bairro Betânia, zona Sul.

 

De acordo com a gestora da unidade, Meyrelane Baia, 98 crianças, do 1º ao 5º ano, educação especial e do programa ‘Se Liga’, ouviram agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) 22, que explicaram como os alunos devem agir para evitar que as doenças se proliferem no bairro onde moram e estudam.

 

“Esta é uma ação sobre a campanha municipal de saúde escola, onde fazemos um trabalho em conjunto com a UBS 22, que é nossa parceira aqui no bairro. Nossa escola está localizada próximo a um rip-rap e essas ações são importantes para conscientizar os alunos, pois estamos trabalhando a higiene, as prevenções, os cuidados, para que eles saiam hoje como multiplicadores e informem os pais, amigos, vizinhos para que o mosquito transmissor das duas doenças não se proliferem”, relatou.

 

A agente de endemias da UBS 22, Andreli Gomes, explicou de forma dinâmica para os alunos quais os sintomas das doenças, como ela é contraída e o que os alunos devem fazer para combater, como não deixar pneu com agua, colocar areia nos vasos de plantas, deixar garrafas viradas para baixo, entre outras. O aluno Edvan Rangel, 9, do 4º ano, disse que aprendeu mais o que deve fazer para não atrair os mosquitos.

 

“Não devemos deixar garrafas e nem pneu com águas, botar areia no vaso e deixar o quintal limpo, assim o mosquito não se cria e não ficamos doentes”, contou.

 

A aluna Luciana dos Santos Fernandes, 12, do 6º ano, relatou que sempre fala para os pais para deixar a casa limpa e orienta os vizinhos que tem comercio para a posição correta das garrafas de vidro.

 

“Eu já sabia como evitar o mosquito e sempre falo em casa, assim como para os vizinhos que tem grades de garrafas de vidro para não deixar com agua e nem virada pra cima”, relatou.

 

Os alunos levaram cartazes para casa para distribuírem e alertarem a comunidade sobre a Dengue a Chikungunya.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

 

FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunixação

(92) 3632-2054