06/12/12 | 15:14
Aluno da Escola Municipal Padre Puga participa de evento em Brasília

O aluno do 8º ano, Jamilson Fernandes dos Santos da Escola Municipal Padre Puga, bairro Japiinlândia, Zona Centro-Sul da cidade, representou a escola na 9ª Reunião Colegiada de Coordenadores de Saúdes de Adolescentes e Jovens, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de novembro, em Brasília (DF).

Na oportunidade, o estudante da rede municipal de ensino fez um relato de experiência do trabalho que é realizado na comunidade escolar em relação ao “Guia para UBS/ESF Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: um direito de adolescentes”.

Jamilson atua como Agente Voluntário de Saúde Sexual e Reprodutiva com foco na prevenção da gravidez e das DST/HIV-Aids/AAVS com mais sete alunos que realizam o trabalho.

A equipe realiza palestras temáticas com a comunidade escolar em que os adolescentes participam das atividades, e quando é identificado algum problema com um jovem é feito o procedimento de encaminhamento para Casa de Saúde “Estratégia Saúde da Família – ESF 18” da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A ação é o resultado do projeto “Capacitação de Profissionais de Saúde e adolescentes nas UBS e ESF nos distritos de Manaus”, que é coordenado pela Reprolatina, em parceria com a área Técnica do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde e Prefeitura de Manaus.

Os depoimentos na capital federal pelo aluno Jamilson dos Santos foram tão significativos que teve um reconhecimento do público e do projeto pelo Ministério da Saúde e o interesse já manifestado por outros Estados, como Pará, Bahia, Tocantins, por exemplo, para a replicação das ações nos seus Estados.

“Esse momento representa muito para o município, pois o trabalho que é desenvolvido com os adolescentes que moram na Zona Leste é muito importante. A contribuição do Jamilson e os demais alunos que integram o projeto são eficazes no apoio com os jovens que precisam de ajuda”, revelou a professora e agente de saúde, Auristela Brasil Brito.