23/03/16 | 10:48
Alunas da Escola Joaquim da Silva conquistam os primeiros lugares no Campeonato Amazonense Feminino de Xadrez

IMG-20160322-WA0004As alunas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto,  Geane Alves e Diana Paes, participaram entre os dia 13, 14 e 20 e março do Campeonato Amazonense Feminino de Xadrez. Geane concorreu na categoria sub 10 e alcançou o 1º lugar. Já Diana, que competiu na categoria sub 12, conquistou o 2º lugar, na categoria. A competição aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio La Salle, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro.

As duas atletas estudam no período matutino da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, localizada no bairro Crespo, zona Sul, e participam do projeto Xadrez Escolar, que acontece depois das aulas, entre 11h e 12h, coordenado pelo professor Vivaldo Júnior. Sobre o resultado, o professor enfatizou que foi obtido graças ao empenho e esforço das alunas.

IMG-20160322-WA0012“As meninas são muitas dedicadas e se esforçaram muito. Como estava diariamente acompanhando as competidoras, vendo os desafios e esforço de cada uma delas, posso dizer  que este resultado foi alcançado graças a dedicação e empenho de  cada uma”, destacou o coordenador.

O projeto existe desde fevereiro do ano passado e já atingiu mais 160 alunos do 3º e 5º ano da unidade escolar. Segundo Vivaldo, além da ação  proporcionar a possibilidade dos alunos da unidade vivenciarem uma nova prática esportiva, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem.

IMG-20160322-WA0003“O xadrez desenvolve o raciocínio, o cognitivo e a concentração. A expectativa a partir de agora é ampliar o trabalho feito por meio do xadrez, aumentando a quantidade de participantes e envolvendo alunos de outros anos”, disse.

A competição segue para nível nacional. Geane Alves, campeã na categoria sub 10, está no páreo e poderá representar o amazonas no Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez, que será realizado em Minas Gerais, em abril deste ano.

Além de Geane e Diana, participaram na categoria sub 8 a aluna do 3º ano Caroline Silva e as estudantes Sara da Silva, Ana Lima e Camilly Oliveira na categoria sub 12, alcançando, na sequência, o 3º, 4º e 7º lugar no Campeonato Amazonense de Xadrez Feminino.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Divulgação

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054